Dólar fecha estável após Prates descartar intervenção em preço na Petrobras
O dólar comercial fechou hoje praticamente estável, cotado a R$ 5,452.
A moeda americana apresentou leve alta, de 0,006%, com o mercado financeiro mais aliviado de temores sobre a possibilidade de intervenção do governo Lula (PT) na política de preços da Petrobras.
Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), que reúne as empresas mais negociadas, encerrou em leve alta de 1,12%, aos 105.334,46 pontos.
O que ajudou a estancar a alta do dólar e a queda da Bolsa
- Declaração de Jean Paul Prates, indicado para ser o novo presidente da Petrobras;
- Ele descartou intervir no preço do combustível;
- Em sua avaliação, todo preço de combustíveis terá referência internacional, disse;
- Fala de novo ministro da Casa Civil sobre proposta de revisão de reformas, dentre elas, a previdência;
- Decisão sobre juros do banco central americano
A melhora da Bolsa veio a reboque da recuperação das ações da Petrobras, na esteira da declaração do senador Jean Paul Prates (PT-RN), indicado pelo novo governo para comandar a estatal.
Ele descartou intervir na política de preços da companhia. Seus comentários serviram como argumento para a melhora dos papéis após quedas seguidas e sensibilidade de agentes financeiros ao tema.
Sem revisão
Segundo investidores, também deu suporte à recuperação dos ativos brasileiros nesta quarta-feira a declaração do ministro da Casa Civil, Rui Costa, de que não há nenhuma proposta sendo pensada nesse momento para revisão de reformas, incluindo a previdenciária.
Cenário nos EUA
No exterior, respaldando a alta do Ibovespa, Wall Street mostrava viés positivo pouco antes da divulgação da ata da última decisão de juros do banco central norte-americano.
Segundo o documento divulgado hoje, os dirigentes observaram que a política restritiva "precisa ser mantida até novos dados providenciarem confiança de que a inflação está em baixa sustentada" para atingir a meta de 2%, algo que "deve levar tempo".
***
O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial (saiba mais clicando aqui). Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.
(Com Reuters)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.