Bolsa sobe 1,89%, e dólar cai a R$ 5,098, após regra de gastos do governo
O dólar comercial fechou a sessão de hoje em queda de 0,73%. A cotação ficou em R$ 5,098.
Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), encerrou esta quinta-feira (30) em alta de 1,89%, aos 103.713,45 pontos.
Os valores refletem o cenário após o anúncio da nova regra de controle de gastos do governo, apresentada hoje. A proposta prevê que as despesas públicas não poderão crescer mais do que 70% da variação da receita, e ainda terão um limite máximo de expansão anual.
Cenário interno:
Economistas e analistas de mercado elogiaram a regra, mas avaliaram que faltam detalhes de como o governo pretende garantir seu cumprimento.
A proposta visa substituir o teto de gastos, regra em vigor que limita o crescimento das despesas à inflação do ano anterior. O governo Lula diz que o teto de gastos limitou a capacidade de realizar investimentos e promover políticas públicas.
Segundo a Fazenda, a proposta garantirá um ciclo mais sustentável de crescimento econômico e social, além da recuperação do grau de investimento (selo de bom pagador).
O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial (saiba mais clicando aqui). Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.
(Com Reuters)
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.