IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Empregos gerados pelos pequenos negócios caem 31% em outubro, diz Sebrae

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/12/2013 11h59

O número de empregos gerados pelas micro e pequenas empresas no país caiu 31,3% em outubro, em relação a setembro, segundo levantamento do Sebrae Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Em outubro, os micro e pequenos negócios foram responsáveis por gerar 101 mil empregos, enquanto que no mês anterior estas empresas criaram 147 mil postos de trabalho.

A explicação para queda, de acordo com o Sebrae, é que setembro teve o melhor desempenho mensal de 2013, com um crescimento atípico para o período.

Apesar de registrar redução, os pequenos negócios foram na contramão das médias e grandes empresas, que fecharam 7.500 vagas no mês passado. Se comparado com o mesmo período de 2012, esse resultado representa um aumento de, aproximadamente, 28%.

De janeiro a outubro deste ano, os micro e pequenos negócios abriram mais de 950 mil postos de trabalho.

“As micro e pequenas empresas têm um peso grande no saldo positivo de empregos. Esse é um comportamento que vem se consolidando nos últimos anos e tem sido comprovado pelos levantamentos mensais que fazemos”, afirma o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.

Dentro do universo dos pequenos negócios, o setor que mais contratou em outubro foi o comércio, 41 mil empregos gerados, seguido por serviços, 32 mil, e pela indústria, que apresentou o melhor resultado dos últimos três anos, 14 mil vagas preenchidas.

“As festas de fim de ano devem manter um ritmo forte de contratações tanto no comércio, que precisa vender, quanto na indústria, que tem de aumentar sua produção para atender aos pedidos dos outros setores”, diz Barretto.

A região Sudeste foi a que teve o melhor resultado do país, 37,3% das novas vagas, seguida pelo Sul, com 26%, e pelo Nordeste, com 24%. As regiões Norte e Centro-Oeste foram responsáveis, respectivamente, por 7,1% e 5,6% dos novos postos de trabalho.