IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Facebook abrirá seu primeiro laboratório de negócios em Heliópolis

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo

12/11/2014 15h51

O Facebook vai inaugurar em 2015 um laboratório para dar cursos e ajudar os moradores da comunidade de Heliopólis, em São Paulo, a fazer negócios pela rede social. O projeto é pioneiro no mundo e, se for bem-sucedido, poderá ser replicado em outros locais do Brasil e do mundo, segundo a empresa.

O laboratório é desenvolvido em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa), que também dará dicas de formalização e gestão de empresas. Ainda não há data prevista para a inauguração.

A iniciativa faz parte do programa Facebook para Empreendedores, anunciado nesta quarta-feira (12), pelo vice-presidente global de pequenos negócios do Facebook, Dan Levy, e o diretor de pequenos negócios na America Latina, Patrick Hruby.

Segundo eles, o Brasil é pioneiro no projeto porque o número de pequenos negócios presentes na rede social supera a média de outros países. "Com o projeto, esperamos ajudar as comunidades a se desenvolverem e gerarem emprego e renda", diz Hruby.

Uma pesquisa feita na comunidade pelo Facebook apontou que 90% dos moradores de Heliópolis usam a rede social e 41% desejam ter o negócio próprio.

Rede social vai ajudar start-ups

O programa também vai contemplar start-ups (empresas de tecnologia em estágio inicial) que desenvolvam aplicativos e games para dispositivos móveis.

A empresa criou um grupo na própria rede social para esclarecer dúvidas das start-ups e, todos os meses, vai receber algumas dessas empresas no escritório, em São Paulo, ou via videoconferência.

Essa iniciativa já existe em outros lugares do mundo e está sendo trazida agora para o Brasil. As empresas participantes ganharão créditos para anunciar na rede social. A inscrição pode se feita pelo site: https://developers.facebook.com/products/fb-start.

De acordo com o Facebook, 30 milhões de pequenos negócios no mundo usam a rede social. No Brasil, são 2 milhões de pequenas empresas, sendo que uma em cada três tem uma página no site. Cerca de 80% dos usuários brasileiros estão conectados a uma pequena empresa, segundo o Facebook.