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Dunkin' Donuts vira franquia de cafeterias e volta ao Brasil após 10 anos

Larissa Coldibeli

Do UOL, em São Paulo

2015-04-30T06:00:00

30/04/2015 06h00

Com café expresso e rosquinhas de goiabada, maracujá, coco e doce de leite, a Dunkin’ Donuts, rede de franquias americana, volta ao Brasil após dez anos. Adaptar o cardápio ao gosto local é uma das estratégias da marca para evitar o fracasso da tentativa anterior. A primeira unidade será aberta no dia 9, em Brasília.  

A marca esteve no Brasil por 21 anos, até 2005, quando encerrou suas operações. Hoje, a Dunkin' Donuts tem mais de 3.100 lojas em 31 países. Segundo a consultora Ana Vecchi, que participou da formatação do negócio naquela época, o principal erro foi ter como carro-chefe um produto que não fazia parte dos hábitos de consumo dos brasileiros.

Agora, a rede chega com o conceito de cafeteria, oferecendo bebidas quentes e frias, café da manhã e sanduíches, além das rosquinhas. Os itens com características locais dividirão espaço com os produtos que são encontrados na rede pelo mundo, segundo Leandro Oliva, presidente do grupo OLH, responsável pela marca no Brasil. 

O cardápio terá, por exemplo, café expresso em xícaras ou o tradicional café da marca, mais fraco, seguindo o gosto americano, e servido em copos descartáveis. Entre os sanduíches, há o misto quente brasileiro ou o de ovos e bacon no “bagel” (pão em formato de anel, comum nos EUA). Também haverá porções de pão de queijo, tipicamente brasileiro. 

Os preços ainda estão sendo definidos, segundo Oliva. No café da manhã, haverá combos de sanduíche e café por R$ 9,90. As rosquinhas deverão custar entre R$ 5 e R$ 7 cada. “Os 'donuts' [rosquinhas] serão importados porque não conseguimos fornecedores locais que pudessem fazer com a mesma qualidade que é oferecida no exterior”, diz Oliva. Os demais produtos serão locais.

Plano prevê 65 lojas na região Centro-Oeste

O contrato prevê 65 lojas num prazo de cinco anos, mas Oliva acredita que, em três, todas estarão instaladas. As franquias devem começar a ser vendidas daqui a um ano. “Queremos ter de cinco a sete lojas próprias para ajustar a operação e só depois franquear. Começamos por Brasília e Centro-Oeste por causa do alto poder aquisitivo e pelo conhecimento que temos da região”. A expansão para outras regiões será depois, aos poucos.

O novo conceito do negócio segue uma adaptação das lojas da rede pelo mundo, iniciada em 2008, segundo Oliva. “Nos EUA, 60% das vendas são de itens de cafeteria. No Brasil, a expectativa é que os donuts respondam por cerca de 75% das vendas no começo, mas a tendência é que a importância do café aumente ao longo do tempo, pois essa é a nova cara da marca.”

Cafeterias locais devem resistir à concorrência, diz consultor

Para a consultora Ana Vecchi, o cardápio diversificado e a experiência anterior no país devem ajudar a empresa a ter sucesso dessa vez.

“No passado, o modelo da franquia era muito engessado. As lojas eram muito grandes para um produto que não era popular aqui. Com o passar dos anos, as lojas foram diminuindo, até que havia torres de 'donuts' em unidades da Casa do Pão de Queijo. Houve uma readequação do porte do negócio ao mercado.”

Entre as dificuldades, segundo Vecchi, estava também o treinamento de funcionários, que não se reconheciam nos vídeos dos cursos, que mostravam personagens loiros em ambientes com tecnologias que ainda não existiam no Brasil.

Luis Stockler, da consultoria BaStockler, diz que o novo modelo de negócio é mais adequado aos hábitos de consumo dos brasileiros. No entanto, afirma que o mercado de cafeterias é competitivo e possui empresas já estabelecidas que vão oferecer resistência ao novo concorrente.

“Eles vão ter que gastar muito com marketing até o consumidor olhar para uma loja da Dunkin’ Donuts e ver que se trata de uma cafeteria completa. O 'donut' é um produto com o qual o consumidor brasileiro ainda não se identifica, então, será necessário um esforço para quebrar essa barreira inicial”, declara.

Onde encontrar: 

Dunkin' Donuts - CLS 404 Sul - Bloco B - Loja 1 - Brasília - DF

www.dunkindonuts.com

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