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Empreendedorismo

Cabeleireiro cria salão móvel em van para atender pessoas com deficiência

Jéssica Nascimento

Do UOL, em Brasília

06/05/2015 06h00Atualizada em 06/05/2015 09h59

Salão de beleza delivery:

  • Serviço percorre o Distrito Federal para atender deficientes físicos
  • Com investimento baixo, empreendedor triplicou faturamento
  • Clientes aprovam comodidade e evitam inconvenientes
  • Consultora diz que negócio requer investimento em marketing 

Após ouvir de um cliente cadeirante que era a sexta vez que tentava entrar em um salão de beleza, mas não conseguia --por causa da falta de acessibilidade--, o empresário José Valente, 44, decidiu criar um serviço itinerante para deficientes físicos, o Acessibilidade Cabeleireiro Delivery.

A van adaptada percorre todo o Distrito Federal e conta com equipamentos profissionais que podem ser encontrados em um estabelecimento comum, desde o lavatório até os acessórios. Essa infraestrutura, segundo ele, é o que diferencia seu negócio do serviço prestado por cabeleireiros que atendem nas casas informalmente. Corte, pintura e hidratação são alguns dos serviços oferecidos.

O investimento total foi de R$ 60 mil. Segundo José Valente, o faturamento triplicou em relação ao período em que trabalhava em um salão de beleza. "Atendo cerca de 30 clientes por mês, o que dá R$ 4.500. Não há concorrência, pois sou o único do DF que vai de van até a casa das pessoas para prestar o serviço", diz. No salão, ele faturava R$ 1.500. A van funciona há apenas nove meses.

O cabeleireiro diz que há uma relação de confiança entre ele e os clientes. "Atendo pessoas com diversas deficiências, algumas que não conseguem nem sair da cama. Corto, faço mexas nos cabelos e hidrato. Todo o serviço é feito com muito carinho. Muitas vezes, viro parte da família."

Cadeiras adaptadas, tesouras, secadores, produtos químicos e até um lavatório são levados na van. A água vem de um galão, que também é transportado. "Levamos também um aspirador para limpar os cabelos cortados que ficam no chão. Nossa missão é levar praticidade e conforto para os clientes", afirma. 

Serviço evita situações constrangedoras, diz cliente 

O estudante Leonardo Alencar, 27, é cadeirante há seis anos. Em uma brincadeira com amigos, ele pulou em uma piscina e bateu a cabeça no fundo, fraturando uma vértebra. Desde então, o jovem sofre dificuldades quando precisa ir até um salão de beleza para cortar o cabelo. Ele diz que não há rampas nos estabelecimentos da região.

"Quando tenho que ir sozinho, preciso da boa vontade das pessoas. A maior dificuldade é ter que sair da cadeira de rodas para sentar na do salão. É bem complicado, as pessoas não se preocupam com acessibilidade", diz o jovem.

Quando soube do serviço, Leonardo logo telefonou para Valente. "Achei a iniciativa maravilhosa, nunca tinha pensado nisso. Além de evitar situações constrangedoras, é bem mais confortável cortar e lavar o cabelo dentro da minha própria casa."

Empreendedores delivery devem investir mais em marketing

De acordo com o Sebrae (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa), levar os serviços de beleza aos consumidores tem se mostrado um novo nicho de mercado. Pessoas com necessidades especiais, executivas, mães com crianças pequenas e idosos são clientes potenciais desses serviços e se mostram interessados na comodidade.

A coordenadora nacional do Sebrae Andrezza Torres, no entanto, ressalta que os empreendedores delivery devem se preocupar mais com a divulgação do serviço, pois, de maneira geral, não há um ponto de atendimento (loja) que facilita a atração de clientes espontâneos, que passam em frente ao local. 

Segundo a consultora, também é necessário cumprir e esclarecer aos clientes todas as normas de segurança seguidas. "Mesmo que o serviço seja realizado na casa ou trabalho do cliente, é necessário que se tenha uma base de operação onde os materiais serão esterilizados e higienizados." 

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