IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Dia da Pizza é chance de aumentar movimento; veja 7 dicas para vender mais

Do UOL, em São Paulo

10/07/2015 06h00

O Dia da Pizza, comemorado em São Paulo nesta sexta-feira (10), é uma oportunidade para donos de pizzarias colocarem em prática ações promocionais para melhorar o movimento.

Neste ano, o setor tem notado redução nas vendas. “No primeiro semestre de 2015 o mercado teve uma queda entre 17% e 25%", afirma Carlos Zoppetti, vice-presidente da Associação Pizzarias Unidas. A falta de água e a crise econômica foram responsáveis pela retração do setor, segundo a entidade.

Para enfrentar o mau momento, as pizzarias têm investido em novos sabores, em equipamentos e no delivery: hoje, 80% das pizzarias oferecem o serviço, de acordo com a associação. Também há pizzarias da capital paulista que investem na tradicional massa napolitana, que usa fermentação lenta, para se diferenciar no mercado.

“Mesmo com as dificuldades impostas pela crise, esperamos fechar 2015 com bons números, já estamos pensando em ações que ajudem a alavancar o setor”, afirma Zoppetti.

Segundo a entidade, existem 35 mil pizzarias no país. Somente no Estado de São Paulo são 11 mil. A venda diária estimada no Estado é de 572 mil pizzas. O faturamento anual do mercado brasileiro tem girado em torno de R$ 22 bilhões ao ano. 

De acordo com a consultora do Sebrae-SP Karyna Muniz, o Dia da Pizza pode ajudar donos de estabelecimentos a atrair novos clientes. “A inovação é sempre bem-vinda, especialmente em datas comemorativas. Pode-se oferecer um cardápio de degustação a preço único com pizzas não oferecidas frequentemente na casa”, afirma.

A consultora destaca a importância de lembrar do público infantil. “Pode-se propor alguma ação específica para as crianças. Pode ser alguma atividade de interação, como uma massa para a criança brincar, ou um menu infantil, com pizzas menores nos sabores tradicionais, os preferidos dos mais jovens.”

Ela lista sete dicas:

  1. Crie um ambiente temático; 
  2. Ofereça promoções e descontos;
  3. Monte um cardápio com sabores alternativos;
  4. Envie as pizzas em embalagens comemorativas;
  5. Faça um cardápio para o público infantil;
  6. Mantenha um cadastro atualizado do cliente;
  7. Divulgue novidades e promoções pelas redes sociais e aplicativos.

Receita! Pizza de mozarela com presunto de Parma