Coxinha, quibe e feijoada: jovem abre bar vegano que imita comida de boteco
Em busca de um lugar tranquilo para morar e de melhor qualidade de vida, o paulistano Eri Lorensatto Camargo, 27, mudou-se para Palhoça (SC) logo após concluir a faculdade de marketing. Sua ideia era abrir um negócio no ramo de alimentação.
Vegetariano há oito anos e vegano há quatro, ele diz que sempre sentiu falta de opções de comidas saborosas, principalmente quando ia a botecos. Em maio deste ano, abriu o Seu Vagem Bar Vegano.
Lá ele vende porções, pratos e sanduíches veganos (sem qualquer substância de origem animal) que imitam os servidos em botecos tradicionais. Ele mesmo criou o cardápio, inspirado em comidas que fazia em casa para os amigos.
O bar serve coxinhas (de soja, palmito, jaca, brócolis ou shimeji), pastel (de palmito, shimeji, banana, morango, chocolate, entre outros), quibe (de proteína de soja e chia), acarajé, falafel, batata frita, mandioca e polenta.
Há também lanche de hambúrguer de quinoa com queijo e maionese vegetais (feitos com batata e cenoura), além de cachorro-quente de soja e de falafel. Entre os pratos, as opções são feijoada com linguiça vegana e legumes, moqueca de grão de bico e escondidinho de cogumelos.
O prato mais vendido é a feijoada: são cerca de 112 unidades por mês, segundo Camargo.
Pratos a partir de R$ 8,50
O prato mais barato é a torre de berinjela, feita com rodelas de berinjela à milanesa, shitake, cebola, purê de batata e molho de tomate. A unidade custa R$ 8,50.
O bar ainda oferece combos árabe e mexicano, que custam R$ 18,90 cada. O primeiro inclui quatro unidades de falafel, pão sírio e pastas de babaganuche e homus. O segundo tem tortilhas de milho com chili de proteína de soja, guacamole e "cheddar" de batata e cenoura.
A feijoada, o escondidinho de cogumelo e a moqueca de grão de bico saem por R$ 23,90, e a porção com 12 coxinhas custa R$ 28,50.
Empresário cozinhou sozinho no começo
Para começar o negócio, Camargo investiu R$ 40 mil. Hoje, ele fatura R$ 32 mil por mês. O lucro não foi revelado.
"Nos primeiros 20 dias somente eu cozinhava. A sobrecarga era grande. Atualmente eu conto com a ajuda de três funcionários."
Comida saudável tem forte apelo para o público
O número de pessoas que busca uma alimentação mais saudável vem crescendo, segundo Juliana de Magalhães Berbert, consultora do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo).
"A demanda vem crescendo e ainda há muito campo para ser explorado. Até pouco tempo, os produtos não eram vistos como saborosos. Hoje, estão mais atraentes e a procura aumentou."
Público é mais exigente
A consultora afirma, também, que os consumidores de comida vegana são mais exigentes e valorizam produtos de qualidade.
"O produto, além de ser saudável, precisa ser saboroso e feito com ingredientes muito bem selecionados para fidelizar o público e atrair novos clientes."
Onde encontrar
Seu Vagem: http://www.facebook.com/barseuvagem/
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.