Motéis servem pratos de MasterChef e Hell's Kitchen para cliente comer bem
Para tentar atrair mais clientes, a Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis) vai promover a ação Chefs no Motel, em que chefs convidados elaboram cardápios especiais a preço promocional de R$ 39 (entrada e prato principal para uma pessoa) em 20 estabelecimentos participantes. O evento será realizado de 10 de abril a 10 de maio.
Cada motel escolheu seu chef. Entre eles, estão Leo Young, ganhador do MasterChef (Band) em 2016, e Cris Mota, vencedora da versão brasileira de Hell’s Kitchen – Cozinha Sob Pressão, exibido pelo SBT em 2016. Eles elaboraram cardápios para os motéis Lush e Apple, respectivamente, ambos em São Paulo.
Além de São Paulo, participam da ação alguns motéis de Curitiba (PR), Blumenau (SC), Joinville (SC) e Belo Horizonte (MG). A lista completa está disponível no site www.chefsnomotel.com.br. Esta é a segunda edição do evento, que tem como objetivo valorizar a gastronomia dos motéis e tentar driblar a crise.
Queda de 15% em 2016 motivou calendário de eventos
Em 2016, o setor viu seu faturamento diminuir 15% devido à crise econômica e ao aumento de custos, especialmente com a conta de luz, segundo Eusébio Ribeirinha, presidente da ABMotéis. A expectativa para 2017 é de aumento de 5% no faturamento, diz ele.
Para isso, foi elaborado um calendário com várias ações ao longo do ano, começando em fevereiro, com o Valentine’s Day, e seguindo até novembro, com a Black Monday, dia de descontos inspirado na Black Friday. “Queremos posicionar os motéis como opção de lazer e entretenimento além do sexo”, afirma.
No Valentine's Day, em 14 de fevereiro, clientes que imprimissem um cupom no site Guia de Motéis ganhavam um jantar grátis. Com isso, o movimento aumentou cerca de 20%, segundo Ribeirinha. A associação espera o mesmo resultado com a ação Chefs no Motel.
Estimativa da associação aponta que o casal pode economizar até 50% em um encontro a dois no motel, pois não é cobrado estacionamento, há suítes com alta tecnologia, como TV HD e Home Theater, banheira, piscina, serviço de cozinha 24 horas, entre outras facilidades.
Ação deve ser planejada e bem comunicada para dar resultado
Adriano Campos, consultor do Sebrae-SP, diz que a iniciativa com chefs é positiva, assim como as outras previstas ao longo do ano, pois mostram que o setor se preocupa em oferecer novidades aos clientes.
No entanto, a contratação de um chef, por exemplo, gera custos aos estabelecimentos, por isso, é importante planejar a ação e comunicá-la adequadamente para atrair público, diz ele.
“É necessário comparar se há mais movimento ou consultas durante a ação em relação a um período convencional, adaptar a comunicação para que as pessoas fiquem sabendo e, claro, garantir qualidade na prestação de serviço para que os clientes fiquem satisfeitos e voltem.”
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