Sorvete de neve coreano tem sabor de doce de feijão, arroz e biscoito Oreo
Foi durante uma viagem que fez a Coréia do Sul, em 2015, que o advogado Ronaldo Kim, 27, conheceu o bingsu (raspadinha de gelo). Em janeiro do ano passado, ele abriu a Snow Fall, em São Paulo, e criou o snow ice-cream (sorvete de neve), inspirado na versão coreana. O sorvete é vendido nos sabores doce de feijão azuki, bolinho de moti (arroz) com injeolmi (pó de soja) e biscoito Oreo, entre outros.
Kim disse que batizou a guloseima com este nome por sua textura lembrar a da neve. "Além de lembrar a textura da neve, ele é mais suave e cremoso do que a raspadinha, porque a receita leva leite e outros ingredientes que, normalmente, encontramos no sorvete", diz.
O preço dos sorvetes varia conforme o tamanho, independente do sabor escolhido: 250 ml (R$ 12), 500 ml (R$ 19), 600 ml (R$ 25) e 1 litro (R$ 35). Açaí, chá verde, chocolate com Nutella, morango, manga, maracujá e melão também são outras opções de sabores disponíveis.
Máquina simula neve na Oscar Freire
Para atrair mais clientes, principalmente crianças, Kim instalou uma máquina que simula neve caindo, na sorveteria da rua Oscar Freire, nos Jardins. Ela tem um metro de diâmetro e é ligada, somente aos sábados, no meio da loja. "A neve cai apenas no espaço onde a máquina fica e não altera a temperatura do ambiente. Os clientes podem tocá-la."
Além do snow ice-cream, a sorveteria vende outros 12 produtos. Entre eles:
- Smoothies (bebida gelada feita de suco de frutas, sorvetes e iogurtes) - R$ 14 (440 ml)
- Macarons recheados com sorvete - R$ 12 (100 g)
- Waffles com pão de queijo (R$ 9) ou com avelã e caramelo - (R$ 14)
Franquia custa a partir de R$ 200 mil
No segundo semestre do ano passado, Kim e o seu sócio, André Park, 27, iniciaram a comercialização de franquia. As primeiras unidades foram abertas no bairro da Liberdade (em outubro) e no Bom Retiro (em dezembro), ambos na região central da capital paulista.
Confira os dados para abrir uma franquia, informados pela empresa:
- Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 75 mil
- Lucro médio mensal: R$ 15 mil (20% do valor do faturamento)
- Prazo de retorno do investimento: a partir de 18 meses
Kim afirma que já está negociando com empresários de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba (PR) e Fortaleza (CE) para expandir a rede. Ele não revela o valor que investiu para começar o negócio, o faturamento nem o lucro. No entanto, diz que vende, em média, 70 mil potes de sorvete por mês, de todos os tamanhos.
Novos sabores são o diferencial do negócio
Henrique Rafael da Silva Romão, consultor do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), disse que apresentar novos sabores de sorvete é um "bom diferencial" dentro desse mercado.
Trazer componentes da culinária asiática para o mercado de sorvetes é uma inovação, independentemente da textura do produto. O doce de feijão azuki e o bolinho de arroz já são conhecidos por aqui, mas não desta forma. Isso agrega valor ao produto e traz um diferencial
Romão afirma, também, que é positivo o fato de o empresário manter em seu cardápio sabores já conhecidos pelo brasileiro. "As pessoas poderiam estranhar os novos sabores, e a sorveteria correria o risco de perder clientes. Foi uma boa estratégia."
O especialista diz, no entanto, que a empresa virou franquia muito cedo. É normal o consumidor querer provar novidades, mas isso não garante que o negócio seja sustentável depois de um ano. É preciso observar todo o ciclo porque o brasileiro não costuma consumir sorvete no inverno, por exemplo, diferentemente do europeu que compra o ano todo."
Onde encontrar:
Snow Fall - http://snowfall.com.br/
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