Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Rede de ótica popular lança modelo de franquia para cidades pequenas

O Mercadão dos Óculos lança modelo de negócio para cidades com até 30 mil habitantes - Divulgação
O Mercadão dos Óculos lança modelo de negócio para cidades com até 30 mil habitantes Imagem: Divulgação

Claudia Varella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/10/2019 09h00

A rede Mercadão dos Óculos lançou um modelo de negócio mais enxuto, para cidades com até 30 mil habitantes. O investimento inicial é de R$ 100 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro). Segundo a empresa, o faturamento médio mensal é de R$ 50 mil, com lucro de 15% a 25%, em média.

O Mercadão dos Óculos atende principalmente o público das classes C e D. Entre armações e óculos de sol, a marca tem cerca de 2.000 modelos próprios. Os preços variam de R$ 19,90 a R$ 239,90.

O novo modelo foi feito com base em franquias da rede funcionando em cidades com menos de 50 mil habitantes. Segundo a empresa, para abaixar o investimento inicial de R$ 150 mil para R$ 100 mil, houve redução na taxa de franquia, do estoque, de móveis, de equipamentos óticos e adequação de imóveis.

No modelo mais enxuto, a rede recomenda que 90% do estoque da loja seja de produtos de marca própria. O franqueado pode adicionar outras marcas ao portfólio —a recomendação é que seja, no máximo, 10% de todo estoque.

Antes de comprar franquia, veja algumas recomendações de especialistas, como não investir todo o seu dinheiro no negócio e ler atentamente a Circular de Oferta de Franquia (COF), uma espécie de raio-x da empresa.

Criado em 2012, na cidade de São José do Rio Preto (SP), o Mercadão dos Óculos tem cerca de 300 unidades, em 24 estados. Até 2020, a expectativa é que 20% a 30% das franquias comercializadas sejam voltadas para cidades desse porte.

Onde encontrar:

Mercadão dos Óculos - https://www.mercadaodosoculos.com.br/franquia/

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

Cerca de 4 a cada 10 brasileiros compram óculos piratas

Band SP Interior