Novo horário do Tesouro Direto ajuda, mas especular é risco para seu bolso
As mudanças anunciadas no Tesouro Direto, com novo horário e aplicativo de celular, foram positivas, mas o pequeno investidor terá de conhecer bem o funcionamento para não se afobar com variações no preço e perder dinheiro, dizem consultores da área.
Até agora, o investidor só podia vender os títulos de noite, das 18h às 5h. A compra ocorria das 9h às 5h. A partir deste sábado (3), a compra e venda dos títulos poderá ser feita entre 9h30 e 18h.
O UOL ouviu quatro especialistas: André Lassance, responsável pela área de produtos de renda fixa da XP Investimentos; Bruno Andrietta, sócio da Besser Partners; Bruno Carvalho, gestor de renda fixa da Guide Investimentos; e Mauro Calil, especialista em investimentos do banco Ourinvest.
Todos avaliaram bem a mudança do horário de negociação dos títulos. “Antes, as oscilações de taxas e oportunidades que surgem durante o dia eram perdidas porque só era possível vender com o mercado fechado”, diz Bruno Carvalho.
Inexperiência pode prejudicar
Mas a possibilidade de comprar e vender enquanto o mercado está aberto pode fazer com que investidores menos experientes se assustem com o sobe-e-desce dos preços e vendam o título na hora errada.
Para Mauro Calil e Bruno Andrietta, se o investidor não entende o processo de ajuste diário de preços (chamado de marcação a mercado) a que estão sujeitos os títulos do Tesouro Prefixado e do Tesouro IPCA+, ele pode se apavorar e vender o papel na hora errada, perdendo dinheiro. “A facilidade é uma arma, mas a arma só deve ser dada para quem sabe atirar”, diz Andrietta.
Para aproveitar essas mudanças e ganhar dinheiro com a oscilação das taxas, é preciso ter bastante conhecimento do mercado. “A garantia de rentabilidade só existe para quem fica com o papel até o vencimento”, afirma Calil.
Se o investidor comprou um título prefixado que promete pagar uma taxa de 12,22% em 1/1/2023, ela só vai ter a garantia de receber isso naquela data. Se vender antes disso pode ganhar ou perder dinheiro.
Clique aqui e veja um passo a passo sobre como investir no Tesouro Direto.
Use como poupança
André Lassance, da XP Investimentos, resume: "O pequeno investidor não deveria tentar especular no Tesouro Direto, mas usá-lo como forma de poupança."
A recomendação para os pequenos investidores é a seguinte:
Se precisar investir para sacar no curto prazo (até um ano), prefira Tesouro Selic, que não sofre a marcação a mercado.
Se quiser investir em títulos prefixados (Tesouro Prefixado) ou que protejam contra a inflação (Tesouro IPCA+), é aconselhável aplicar um dinheiro que pode ser sacado somente no vencimento do título.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.