IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Tentou resgatar dinheiro do Tesouro Direto e não conseguiu? Entenda motivo

Do UOL, em São Paulo

12/03/2020 19h04

O Tesouro Nacional suspendeu hoje as negociações no Tesouro Direto, a plataforma que permite pessoas físicas comprarem e venderem títulos públicos. Você sabe por que isso ocorre? O investidor é prejudicado por essas interrupções? Entenda.

Negócios param quando preços dos títulos oscilam muito

A suspensão das negociações no Tesouro Direto normalmente acontece em momentos de nervosismo no mercado financeiro, quando há muita instabilidade, ou seja, os preços dos títulos sobem ou caem muito em um curto período de tempo.

Suspensão evita que investidor perca dinheiro com oscilações

Segundo o Tesouro Nacional, a suspensão das negociações no Tesouro Direto tem como finalidade dar segurança ao investidor, para "garantir que suas operações sejam realizadas a taxas e preços justos".

Os preços e as taxas de juros dos títulos negociados no Tesouro Direto são baseados nas taxas negociadas no mercado secundário de títulos públicos. Porém, os valores são atualizados apenas três vezes durante o dia.

O Tesouro afirma que essa frequência é suficiente para garantir ao investidor pessoa física condições equivalentes às praticadas nas negociações do mercado secundário, onde apenas grandes investidores podem participar, como bancos e fundos de investimento.

Entretanto, em momentos de maior instabilidade, os preços e taxas do Tesouro Direto podem ficar descolados dos valores praticados no mercado secundário, prejudicando os investidores que queiram negociar títulos naquele período.

"Nesses casos, o Tesouro Nacional suspende as negociações para atualizar posteriormente os preços e taxas dos títulos aos níveis vigentes", diz a instituição.

Interrupção dos negócios normalmente dura algumas horas

O investidor não corre o risco de ter seus investimentos bloqueados no Tesouro Direto. Em geral, as suspensões na plataforma duram apenas algumas horas e coincidem com o período em que o mercado secundário está aberto.

Passado o período de maior nervosismo, o Tesouro Direto é reaberto e o investidor pode comprar ou vender títulos. No caso de venda dos papéis, o valor da operação é creditado na conta do investidor no dia seguinte.

(Com reportagem de Teo Takar)

Se não sabe responder a estas 5 questões, será difícil ficar rico

UOL Notícias