IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

IR 2020: Informe do INSS já está disponível para aposentados e pensionistas

Colaboração para o UOL, de São Paulo

18/02/2020 04h00

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já podem consultar o Informe de Rendimentos do ano-base 2019 para preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2020.

A consulta e impressão do documento pode ser feita pela internet, no site do INSS. Basta acessar a página do Meu INSS. É necessário ter senha para acessar o sistema. Caso ainda não tenha, siga os passos informados no site para obter a senha.

Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo "Meu INSS", disponível para celulares com sistemas Android e iOS.

O que é o informe de rendimentos

O informe de rendimentos é um dos documentos utilizados para fazer a declaração do Imposto de Renda.

O documento, que também é entregue pelas empresas a seus empregados, traz os valores recebidos pelo contribuinte no ano, quanto ele pagou de imposto na fonte e quanto contribuiu ao INSS. Ele também pode conter gastos com plano de saúde coletivo e aportes no plano de previdência da empresa.

Consulte o RH da empresa onde você trabalha para saber de que forma (impressa ou eletrônica) o documento será fornecido.

Bancos devem divulgar informe de investimentos

Os bancos devem enviar aos clientes o informe de investimentos, com dados sobre saldo da conta corrente, poupança, aposentadoria privada e os rendimentos obtidos pelos investimentos feitos pelo contribuinte.

Os bancos costumam disponibilizar o documento pela internet, mas também é possível pedir uma versão impressa na sua agência.

Prazo para divulgação de informes termina dia 28/2

Empresas e bancos têm até o dia 28 de fevereiro para disponibilizar o informe de rendimentos aos seus empregados e clientes.

Mas é possível que o documento fique disponível antes disso, como fez o INSS. Verifique com o RH da empresa quando o documento será distribuído e consulte o site do seu banco.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

Bolsonaro diz que vai insistir para aumentar isenção no Imposto de Renda

UOL Notícias

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela preestabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2024.