Consulta ao 1º lote da restituição do IR 2023 está normalizada, diz Receita

A Receita Federal normalizou a consulta ao primeiro lote da restituição do Imposto do Imposto de Renda Pessoa Física 2023. A consulta foi liberada às 10h, mas o site da instituição apresentou problemas até as 11h45 desta quarta-feira (24) por causa da alta demanda ao serviço.
O que aconteceu?
Os contribuintes que tentaram fazer a consulta a partir das 10h relataram instabilidade no serviço. Foram apontados problemas como falha de carregamento no site e falha na consulta, ou seja, o contribuinte informava seus dados, mas recebia uma mensagem de erro.
Segundo a Receita Federal, os problemas foram causados pela alta demanda ao sistema de consulta de restituições do Imposto de Renda. Por meio de nota enviada às 11h45 ao UOL, o órgão informou que a situação havia sido normalizada.
O primeiro lote da restituição contemplará um total de 4.129.925 contribuintes. A Receita Federal informou que o valor a ser pago nesse lote é o mais alto já registrado, totalizando um crédito de R$ 7,5 bilhões. Além disso, o lote também incluirá restituições residuais de anos anteriores.
O pagamento das restituições será efetuado no dia 31 de maio, que também marca o prazo final para a entrega da declaração do IR 2023.
Reclamações
Mais cedo, os problemas geraram reclamações e piadas nas redes sociais. Veja algumas a seguir:
O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela preestabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2025.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.