PUBLICIDADE
IPCA
0,64 Set.2020
Topo

Dá para ganhar dinheiro em renda fixa no cenário atual?

Exclusivo para assinantes UOL
Juliana Mello

Juliana Mello

Sócia-diretora de Novos Negócios e Distribuição na Fortesec, empresa financeira especializada em investimentos imobiliários

05/10/2020 04h00

A maior parte dos investidores tem ou já teve dinheiro aplicado na poupança e CDB, especialmente nos grandes bancos. Mas o que essas aplicações têm que tanto atraem os investidores? Enumero algumas características:

  • Liquidez: esses instrumentos costumam ter alta liquidez, o que é essencial para reservas de emergência. Um dinheiro de fácil acesso para gastos imprevistos (ou até previstos), que está acessível ao investidor, evitando que ele precise tomar crédito ou entrar no cheque especial.
  • Segurança: O risco do investidor é o do banco emissor quebrar. O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) --entidade para proteção aos depositantes e investidores no âmbito do Sistema Financeiro Nacional-- cobre até R$ 250 mil por emissor e até R$ 1 milhão por CPF, em caso de insolvência reconhecida pelo Banco Central de mais de uma instituição.

Esses pontos são importantes na tomada de decisão de investimentos, mas e a rentabilidade, como fica nessa história? Via de regra, um CDB de uma grande instituição que tenha possibilidade de resgate imediato não costuma render muito mais do que 100% do CDI, o que atualmente representa uma rentabilidade de 1,9% ao ano.