Dá para ganhar dinheiro em renda fixa no cenário atual?
Exclusivo para assinantes UOL
A maior parte dos investidores tem ou já teve dinheiro aplicado na poupança e CDB, especialmente nos grandes bancos. Mas o que essas aplicações têm que tanto atraem os investidores? Enumero algumas características:
- Liquidez: esses instrumentos costumam ter alta liquidez, o que é essencial para reservas de emergência. Um dinheiro de fácil acesso para gastos imprevistos (ou até previstos), que está acessível ao investidor, evitando que ele precise tomar crédito ou entrar no cheque especial.
- Segurança: O risco do investidor é o do banco emissor quebrar. O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) --entidade para proteção aos depositantes e investidores no âmbito do Sistema Financeiro Nacional-- cobre até R$ 250 mil por emissor e até R$ 1 milhão por CPF, em caso de insolvência reconhecida pelo Banco Central de mais de uma instituição.
Esses pontos são importantes na tomada de decisão de investimentos, mas e a rentabilidade, como fica nessa história? Via de regra, um CDB de uma grande instituição que tenha possibilidade de resgate imediato não costuma render muito mais do que 100% do CDI, o que atualmente representa uma rentabilidade de 1,9% ao ano.
Desculpe, é preciso ser assinante UOL Economia+ para continuar lendo
Exclusivo para assinantes UOL Economia+
Para continuar, assine e tenha acesso a conteúdos para aprender a ganhar dinheiro com investimentos, mesmo que nunca tenha investido antes
Quero assinar Já sou assinante