Fundos imobiliários já estão entre melhores investimentos do ano. Compare
Ler resumo da notícia
Os fundos de investimento imobiliário (FIIs) tiveram uma forte recuperação nesse início de 2025 e estão entre as aplicações mais rentáveis do ano.
Na coluna de hoje eu mostro o ranking dos principais investimentos em 2025, alerto para possíveis decisões erradas que se podem tomar a partir desse dado e comento se vale a pena ou não aplicar neste momento.
Ranking dos principais investimentos em 2025
Após uma forte queda no ano passado, os fundos imobiliários recuperaram parte das perdas nas últimas semanas e agora estão em segundo lugar no ranking dos principais investimentos no ano, com alta de 4,3% em menos de três meses.
Veja o desempenho das diferentes modalidades de aplicação em 2025:
- Ibovespa: 9,4%
- Fundos imobiliários: 4,3%
- CDB 110% do CDI: 2,4%
- Tesouro Selic: 2,3%
- Poupança: 1,31%
- Dólar: -7,2%
- Exterior (Bolsa dos EUA): -10,1%
À frente dos FIIs está apenas o Ibovespa, o índice das ações mais negociadas na Bolsa brasileira, com alta de 9,4%.
A rentabilidade dos fundos imobiliários é medida pelo Ifix, índice que reúne os FIIs mais negociados do país.
Em terceiro lugar, aparece o CDB, com rendimento acumulado de 2,4%. Considerei um título com rentabilidade de 110% do CDI, o que é bem possível de se encontrar no mercado.
O Tesouro Selic rendeu praticamente o mesmo que o CDB (2,3%), e a poupança ganhou 1,31% até o momento. No entanto, o dado da poupança deve ser visto com cuidado, pois ela só rende quando completa 30 dias. Logo, esse é o rendimento de dois meses, até 1º de março. No caso dos demais investimentos, o rendimento se refere ao período até o dia 26 do mesmo mês.
O dólar e a Bolsa dos EUA, aqui medida pelo índice S&P 500, até o momento são os piores investimentos do ano, com forte queda de 7,2% e 10,1%, respectivamente.
Cuidado para não fazer bobagem
Não invista em fundos imobiliários apenas por causa desses dados. Os FIIs são aplicações de renda variável, ou seja, o preço deles variam ao longo do tempo conforme a oferta e a demanda.
O fato de os FIIs terem subido desde o começo do ano não garante, de maneira nenhuma, que vão continuar nesse ritmo.
Nos últimos 12 meses, por exemplo, eles acumulam uma queda de 3,3%.
Além disso, os FIIs não sobem ou descem todos juntos. Os números mostrados aqui, como eu disse, se referem ao índice que representa os fundos mais negociados. Porém, entre eles, alguns subiram, outros caíram neste início de ano.
O fundo HGLG11, um dos que possuem o maior número de investidores, acumula uma queda de 2,7% em 2025. Já o BTLG11, do mesmo segmento (logística), subiu 3,9% no período.
É preciso estudar muito bem esse mercado antes de aplicar.
Vale a pena investir agora?
Para responder se vale a pena ou não investir em FIIs agora, eu me baseio em dois pontos.
O primeiro é que, na minha visão, fundos imobiliários são investimentos para quem deseja receber uma renda mensal a longo prazo, ou seja, por mais de cinco anos. Portanto, se está pensando em investir para resgatar em menos tempo do que isso, sugiro desistir de FIIs e aplicar em renda fixa.
A variação do preço dos FIIs em curto e médio prazos é imprevisível. Falando honestamente, ninguém sabe o que pode acontecer com eles em até cinco anos.
O segundo ponto consiste na sua visão de longo prazo do país. Você acha que, em um prazo de cinco, dez ou 20 anos a economia do Brasil estará melhor ou pior?
Caso ache que estará melhor, significa que este é um bom momento para investir. Pois uma economia melhor implica em uma taxa básica de juros (taxa Selic) mais baixa. E quando a Selic cai, a tendência, a longo prazo, é de alta dos preços dos FIIs.
Já se você acha que a Selic estará mais alta, minha sugestão é não investir em FIIs, a não ser que você encontre algum fundo que considere tão bom que aumentará de preço mesmo com a piora da economia.
Eu, particularmente, acredito que a taxa Selic estará mais baixa em um prazo de dez anos. Por isso, continuo investindo em FIIs.
Mas não se esqueça: não basta investir em qualquer fundo. É preciso escolher um no qual você veja potencial de longo prazo.
Alguma dúvida?
Tem alguma dúvida sobre investimentos? Me siga no Instagram e envie uma mensagem por lá. Sua pergunta poderá ser respondida em breve nesta coluna.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.