Veja quatro dicas para usar seu 13° salário de maneira inteligente
Com o final do ano se aproximando, os brasileiros que têm carteira assinada devem receber a primeira parcela do 13° salário até o dia 30 de novembro. A segunda parcela cai até 20 de dezembro. Nesse momento, saber usar o dinheiro pode ser o pontapé inicial para manter sua vida financeira em ordem.
Apesar do recebimento do "salário extra", é preciso ficar atento com as despesas das festas de Natal e Ano Novo, IPVA, IPTU e outras responsabilidades que precisarão ser pagas nos próximos meses.
Pensando em tudo isso, veja quatro dicas para usar o seu 13° salário de maneira inteligente.
1. Pague suas dívidas
Você tem alguma dívida? Se sim, o recebimento do 13° salário pode ser um bom momento para pagar. Com o dinheiro no bolso, é possível tentar negociar o valor da dívida e, muitas vezes, conseguir um bom desconto.
Faça o possível para quitar o valor total da dívida. Se não der, pague uma entrada significativa para reduzir o valor das próximas parcelas e deixar suas contas mais equilibradas.
Caso existam dívidas atrasadas, o ideal é que você inicie o pagamento por elas, priorizando as que tiverem os maiores juros.
2. Reserve dinheiro para despesas de final e início de ano
Faça uma lista das suas despesas de final e de início de ano, por exemplo: festas de Natal e Ano Novo, IPVA e IPTU. Reserve uma parte do seu 13° salário para ajudar nesse momento.
3. Faça a sua reserva de emergência
Se você conseguiu separar uma parte do dinheiro para começar a investir, saiba que montar uma reserva de emergência é extremamente importante.
Esse será o dinheiro disponível para situações fora do controle do seu orçamento, então o ideal é que você realize investimentos seguros e com bastante liquidez.
4. Separe uma parte do dinheiro para seus desejos
Seu orçamento está equilibrado e você não tem dívidas? Se essa é a sua realidade, separe uma parte do 13° salário para atender a alguns de seus desejos. Afinal, é justo que você possa usufruir dos frutos do seu esforço.
O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.