PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Consumo consciente faz bem para o bolso: veja como pôr vantagens em prática

Conteúdo exclusivo para assinantes

Felipe Cozer

01/12/2021 04h00

Quando o assunto é consumo consciente, é necessário entender que os hábitos de consumo têm um papel importante na sociedade, no meio ambiente — e até no seu bolso.

O consumo excessivo e as compras por impulso são comportamentos cada vez mais comuns, que podem ser extremamente prejudiciais em diversos aspectos da vida cotidiana.

Por isso, entenda o que é consumo consciente e quais os são os benefícios para a sua vida.

O que é consumo consciente

Consumo consciente é o hábito de consumir melhor, levando em consideração o que é realmente necessário e saudável para você, para a sociedade e para o meio ambiente.

Sabe quando você desiste de comprar algo que não precisa ou que normalmente compraria por impulso? Dessa maneira, você está consumindo de forma consciente e realizando escolhas mais sustentáveis para o seu bolso e para o meio ambiente.

Benefícios do consumo consciente

Gastar só com o que é realmente necessário

O consumismo é a ação de comprar em excesso, sem a real necessidade de adquirir um bem ou serviço. Essa atitude pode ser motivada por prazer ou impulso e pode ser evitada por meio do consumo consciente, que busca apoiar o controle das finanças e o equilíbrio emocional.

Poupar dinheiro

Um dos benefícios de adotar o consumo consciente é a redução de custos. Com isso, é possível começar a poupar dinheiro e investir no que é realmente importante para você.

Ajudar o meio ambiente

Além de contribuir para a saúde do seu bolso, o consumo consciente tem um impacto fundamental na preservação do meio ambiente.

O consumo consciente na prática

Ficou interessado, mas não sabe por onde começar? Fique tranquilo! Confira três perguntas que irão te apoiar no consumo consciente — são e que você sempre deve fazer antes de comprar algo.

1. Por que comprar?

Avalie se realmente você precisa comprar e se está relacionado as suas prioridades.

2. O que comprar?

Dê preferência para produtos de boa qualidade. O objetivo é que o produto tenha maior durabilidade, o que é interessante para o meio ambiente e para o seu bolso.

3. De quem comprar?

Saiba de quem você está comprando. Pesquise a qualidade dos produtos, a origem e se o fornecedor faz parte de algum programa que contribui para um mundo mais sustentável.

Este material foi elaborado exclusivamente pelo PagBank e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.

PUBLICIDADE

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL