IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

OPINIÃO

Consumo consciente faz bem para o bolso: veja como pôr vantagens em prática

Felipe Cozer

01/12/2021 04h00

Quando o assunto é consumo consciente, é necessário entender que os hábitos de consumo têm um papel importante na sociedade, no meio ambiente — e até no seu bolso.

O consumo excessivo e as compras por impulso são comportamentos cada vez mais comuns, que podem ser extremamente prejudiciais em diversos aspectos da vida cotidiana.

Por isso, entenda o que é consumo consciente e quais os são os benefícios para a sua vida.

O que é consumo consciente

Consumo consciente é o hábito de consumir melhor, levando em consideração o que é realmente necessário e saudável para você, para a sociedade e para o meio ambiente.

Sabe quando você desiste de comprar algo que não precisa ou que normalmente compraria por impulso? Dessa maneira, você está consumindo de forma consciente e realizando escolhas mais sustentáveis para o seu bolso e para o meio ambiente.

Benefícios do consumo consciente

Gastar só com o que é realmente necessário

O consumismo é a ação de comprar em excesso, sem a real necessidade de adquirir um bem ou serviço. Essa atitude pode ser motivada por prazer ou impulso e pode ser evitada por meio do consumo consciente, que busca apoiar o controle das finanças e o equilíbrio emocional.

Poupar dinheiro

Um dos benefícios de adotar o consumo consciente é a redução de custos. Com isso, é possível começar a poupar dinheiro e investir no que é realmente importante para você.

Ajudar o meio ambiente

Além de contribuir para a saúde do seu bolso, o consumo consciente tem um impacto fundamental na preservação do meio ambiente.

O consumo consciente na prática

Ficou interessado, mas não sabe por onde começar? Fique tranquilo! Confira três perguntas que irão te apoiar no consumo consciente — são e que você sempre deve fazer antes de comprar algo.

1. Por que comprar?

Avalie se realmente você precisa comprar e se está relacionado as suas prioridades.

2. O que comprar?

Dê preferência para produtos de boa qualidade. O objetivo é que o produto tenha maior durabilidade, o que é interessante para o meio ambiente e para o seu bolso.

3. De quem comprar?

Saiba de quem você está comprando. Pesquise a qualidade dos produtos, a origem e se o fornecedor faz parte de algum programa que contribui para um mundo mais sustentável.

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado