IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ANÁLISE

3 dicas simples para investir no futuro financeiro dos filhos

Para garantir um futuro financeiro mais seguro ao filho, faça investimentos para fazer o dinheiro render - Getty Images/RichVintage
Para garantir um futuro financeiro mais seguro ao filho, faça investimentos para fazer o dinheiro render Imagem: Getty Images/RichVintage

Felipe Cozer

25/02/2022 04h00

É cada vez mais comum encontrar pais e mães que buscam uma maneira de garantir um futuro mais seguro financeiramente para seus filhos, mas não sabem por onde começar. Se este é o seu caso, veja a seguir três dicas que podem te ajudar.

1) Ensine educação financeira

A recomendação é que a educação financeira seja introduzida ainda na infância, colaborando no desenvolvimento de habilidades necessárias para a saúde financeira na vida adulta.

Faça brincadeiras, crie jogos e abuse da criatividade. Tratar o assunto de uma maneira leve pode gerar bons momentos de interação com os pequenos e ensinar lições valiosas sobre a vida financeira.

Se ficou curioso, veja uma maneira leve de falar de dinheiro para crianças em: Como falar de dinheiro com crianças? Veja dicas para cada faixa etária

2) Monte um planejamento

Um planejamento adequado possibilita que você se organize financeiramente e possa ajudar outras pessoas. Por isso, é um passo importante e pode apoiar na conquista do seu objetivo.

3) Comece a guardar o quanto antes

Dessa maneira, será possível começar a poupar com valores menores mensalmente e utilizar investimentos para fazer o dinheiro render.

Uma forma de trazer equilíbrio e poder apoiar financeiramente nos futuros projetos, como faculdade e intercâmbio, entre outros, é montar uma reserva para esse objetivo.

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado