IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

OPINIÃO

Devo colocar bitcoin na minha carteira de investimentos?

Bitcoin pode ser uma excelente forma de diversificar sua carteira e aumentar seus ganhos; veja como - Getty Images
Bitcoin pode ser uma excelente forma de diversificar sua carteira e aumentar seus ganhos; veja como Imagem: Getty Images

Alex Falararo

12/04/2022 04h00

Depois que você conhece seu perfil de investidor, é hora de encontrar uma carteira de investimentos adequada às suas características e com diversificação. E para que serve uma carteira de investimentos diversificada?

Quando você coloca seu dinheiro em algum investimento, sempre existem riscos. O risco de ganhos e risco de perdas são os mais lembrados, porém existem outros que nem sempre estão claros para o investidor —apesar de serem informados nos materiais de divulgação.

A importância da diversificação

Alguns dos principais tipos de risco são o risco de mercado, o risco de crédito, o risco cambial e o risco de taxa de juros. Então, quando você investe em uma carteira diversificada tendo como objetivo a melhor relação entre risco e retorno, você precisa escolher investimentos que não estejam muito correlacionados.

Já imaginou se você investisse em cinco fundos de investimento diferentes e todos eles tivessem o mesmo "comportamento" —ou seja, todos subissem e caíssem nos mesmos momentos? É exatamente isso que evitamos ao investir em ativos descorrelacionados, como as criptomoedas, pois a rentabilidade de um deles não se move junto dos outros.

Maior diversificação, mais eficiência no retorno

Por isso, quando você tiver acesso a uma carteira de investimentos para o seu perfil, o ideal é que ela possua uma diversidade de produtos de investimento que geram ganhos de maneiras diferentes.

Podem ser ganhos no mercado de ações de empresas de pequeno porte; pode ser uma renda gerada por fundos que emprestam dinheiro para grandes empresas; ou mesmo criptomoedas, cujo valor depende atualmente da perspectiva de que essa "moeda" seja adotada como meio de troca em muitos países e em um contexto de alta demanda.

Mas será que é hora de ter bitcoin na carteira?

O bitcoin (BTC) é uma das muitas criptomoedas que existem, e cada uma foi criada com sua própria finalidade. O que todas possuem em comum é a possibilidade de serem usadas como um meio de pagamento ou reserva de valor virtual.

Atualmente, apesar de algumas discussões sobre ser considerado um ativo financeiro, a Receita Federal já prevê na declaração de Imposto de Renda a tributação desse tipo de ativo, trazendo mais credibilidade como ativo financeiro virtual.

Além disso, os fundos de investimento, que são produtos regulamentados por diversas instituições, já podem investir em criptomoedas.

O potencial tecnológico das criptomoedas é incalculável, mas pelo fato de seus preços terem um comportamento de baixa correlação com outros ativos do mercado financeiro e historicamente apresentar uma valorização de mais de 100% ao ano*, se torna um investimento que pode contribuir muito com a relação entre risco e retorno de uma carteira diversificada, ao adicioná-lo em baixa proporção.

Risco não é sempre negativo, pois é ele que faz com que o preço de uma ação suba drasticamente com a divulgação de notícias, e você pode se beneficiar dele desde que você o insira na proporção adequada para seu perfil. Lembre-se que a proporção do risco na carteira é mais importante do que o tamanho do risco do ativo individual.

Profissionais qualificados ajudam na diversificação

Por isso, ao construir sua carteira de investimentos, certifique-se de que ela foi construída por profissionais capacitados e que contemple uma grande gama de investimentos.

No Pagbank você encontra a carteira de investimento adequada para o seu perfil, venha conferir.

*Retorno médio anualizado entre 11 de agosto de 2015 e 29 de março de 2022.

Alex Falararo é especialista de investimentos do Pagbank

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado