PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

3 cuidados fundamentais para a saúde das suas economias

Como manter a saúde de suas finanças e seus investimentos? Veja os cuidados que você precisa ter - Getty Images/iStockphoto/Gearstd
Como manter a saúde de suas finanças e seus investimentos? Veja os cuidados que você precisa ter Imagem: Getty Images/iStockphoto/Gearstd
Conteúdo exclusivo para assinantes

Letícia Braga de Andrade

20/04/2022 04h00

Quando tenho dor de estômago, minha primeira ação é tomar aquele chazinho de boldo com hortelã que minha avó recomendava. Se aliviar, maravilha! Mas se demorar para passar, procurarei um médico especialista. Afinal, não vou arriscar a minha saúde. Com o nosso dinheiro não deveria ser diferente.

Posso até conversar com amigos e conhecidos para buscar dicas de como organizar minhas finanças e onde investir minhas economias. Mas, na hora de fazer mesmo, o correto é procurar um especialista para te ajudar. Afinal, não quero arriscar perder minhas economias.

Mas como escolher este especialista? Logo abaixo seguem três pontos importantes a considerar.

1. Identifique o seu "problema"

No mundo dos investimentos, o seu "problema" corresponde ao seu tripé de investimentos. Ele inclui saber o tempo de aplicação que o dinheiro permanecerá aplicado (liquidez), o grau de risco que aquela pessoa entende e aceita para suas economias, e a rentabilidade esperada.

Esse tripé leva à identificação do seu perfil de investidor, uma exigência regulatória da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para que, em alguma medida, o investidor entenda o que precisa.

2. Saiba o básico para não ficar refém

No âmbito da nossa saúde, saber o básico significa tomar água, se alimentar e dormir. Já no âmbito dos investimentos se refere a entender alguns conceitos econômicos do nosso cotidiano, conforme segue:

Inflação

A inflação acontece quando o nosso dinheiro perde poder de compra —ou seja, não consegue mais adquirir a mesma quantidade de coisas que comprava numa data anterior.

As coisas ficaram mais caras num ritmo maior do que o aumento da renda das pessoas.

Taxa básica de juros (Selic)

A Selic é a taxa básica de juros definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Brasil. Ela é um instrumento de controle da inflação.

A lógica é a seguinte: num momento de alta da inflação, um aumento da taxa Selic provoca elevação das taxas de juros de investimentos, dos juros de financiamentos e empréstimos.

Assim, as pessoas compram menos e os preços tendem a diminuir para voltar a atrair compradores.

CDI:

CDI é a taxa de juros aplicada em empréstimos entre bancos. Não é possível aplicar em CDI, porém, esta é a taxa de referência que determina a rentabilidade de investimentos em CDB (Certificado de Depósito Bancário).

Ou seja, quando nós investimos em CDB e emprestamos nosso dinheiro aos bancos, a taxa de juros que vamos receber é referenciada no CDI.

3. Escolha do especialista e custo

Outro ponto importante a considerar é a escolha do profissional e o custo da consulta e/ou tratamento. Isto é, a escolha da instituição financeira e os custos do investimento.

Neste quesito, os bancos digitais vêm disputando mercado e oferecem bons produtos a custos acessíveis. De fato, alguns deles nem cobram taxas para investir ainda que possuam excelente variedade de opções de investimento.

Outra vantagem é que, por serem bancos, você pode ter tudo num lugar só: conta corrente, investimentos, transações comerciais e outros serviços bancários.

Mais um ponto a se considerar é a facilidade para realizar aplicações, o que inclui desde o acesso à plataforma de investimentos, conhecido como "home broker", até a aparência da versão mobile do celular (a simplicidade do layout do aplicativo).

A verdade é que escolher onde investir é uma atitude fundamental para quem quer buscar sua liberdade financeira.

A intenção foi oferecer as informações necessárias para que você possa dar a devida atenção à saúde das suas economias.

Por isso, mesmo para quem já tem investimentos realizados, a dica é que considere outras instituições financeiras ou opções de investimentos. Quanto mais informação e diversificação, melhores serão os resultados.

As opiniões emitidas neste texto são de responsabilidade exclusiva da equipe de Research do PagBank e elaboradas por analistas certificados. O PagBank PagSeguro e a Redação do UOL não têm nenhuma responsabilidade por tais opiniões. A única intenção é fornecer informações sobre o mercado e produtos financeiros, baseadas em dados de conhecimento público, conforme fontes devidamente indicadas, de modo que não representam nenhum compromisso e/ou recomendação de negócios por parte do UOL. As informações fornecidas por terceiros e/ou profissionais convidados não expressam a opinião do UOL, nem de quaisquer empresas de seu grupo, não se responsabilizando o UOL pela sua veracidade ou exatidão. Os produtos de investimentos mencionados neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão preencher o questionário de suitability para a identificação do seu perfil de investidor e da compatibilidade do produto de investimento escolhido. As informações aqui veiculadas não devem ser consideradas como a única fonte para o processo decisório do investidor, sendo recomendável que este busque orientação independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e podem impactar os portfolios de investimento, causando perdas aos investidores. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Este conteúdo não deve ser reproduzido no todo ou em parte, redistribuído ou transmitido para qualquer outra pessoa sem o consentimento prévio do UOL.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado