PUBLICIDADE
IPCA
-0,68 Jul.2022
Topo

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Petrobras mantém estratégia, mas tem risco; veja alternativa para investir

só para assinantes

Research do Pagbank

13/07/2022 12h43

A Petrobras (PETR4) anunciou que finalizou a venda de 51% da Gaspetro para a Compass, que é do grupo Cosan, pelo valor de R$ 2,1 bilhões já pagos integralmente. Segundo a estatal, a operação "está alinhada com o Termo de Compromisso de Cessação assinado com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), em julho de 2019, para promoção de concorrência no setor de gás natural no Brasil".

A venda faz parte da estratégia da Petrobras de vender negócios considerados não essenciais e gestão de seu portfólio, o que melhora onde ela coloca seu capital e diminui seu endividamento.

O que essa negociação inclui? A negociação da Petrobras de sua participação na Gaspetro ocorreu em agosto de 2021 e, em junho deste ano, foi aprovada pelo Cade. Foi finalizada ontem, dia 13.

A Gaspetro é uma holding com participação em 18 companhias distribuidoras de gás natural. Com essa operação, a Compass passa a deter 51% da Gaspetro enquanto a Mitsui Gás e Energia detém o outro restante, de 49% das ações.

O que mais a Petrobras anunciou? Além de anunciar a venda a Petrobras também anunciou a conclusão do teste de formação no bloco de Alto de Cabo Frio Central Noroeste, localizado no pré-sal da Bacia de Campos.

A nova descoberta está localizada a 230 km da cidade do RJ em águas profundas, mostrando o seu foco no seguimento de extração de petróleo. Vale destacar, que a Petrobras anunciou que irá divulgar o seu dado operacional no dia 21 deste mês com previsão de apresentar seus números do 2º trimestre de 2022, no próximo dia 28.

Quais são as consequências? Do ponto de vista de negócio, a empresa continua reduzindo o seu nível de endividamento totalmente e deve continuar apresentado bons resultados, a despeito da leve queda do barril de petróleo Brent entre abril e junho. Esse será o primeiro resultado que a companhia irá apresentar nas mãos do novo presidente o Caio Mário Paes de Andrade.

O que deve acontecer com as ações? Os analistas do Pagbank consideram que os resultados da Petrobras continuam vindo positivos. Mas o que ainda continua afetando negativamente o preço da ação continua sendo o risco político. As intervenções governamentais ainda afetam os ativos em bolsa da companhia.

Tem alternativa? Os analistas preferem as ações da Petrorio (PRIO3) no setor de petróleo.

A Petrorio informou ontem que a sua produção diária caiu 5,73% em junho na comparação com maio, por conta das paradas em seus poços do Campo de Frade para instalação da linha de injeção de gás. A produção do Campo de Manati também foi prejudicada por uma parada programada para manutenção.

Por outro lado, a empresa comunicou que vendeu 74% mais petróleo em junho na comparação com o mês anterior, mesmo diante de uma queda na produção na mesma base de comparação.

Outro fator positivo, foi o anúncio do início da produção do poço no Campo de Frade. A produção inicial estabilizada é de aproximadamente 15.000 barris de óleo por dia (boed), "dobrando a produção do campo de Frade e aumentando a produção da Companhia em 45%, para cerca de 48,500 boed".

Os analistas destacam que a PetroRio está inserida na carteira sugerida para o mês de julho. O preço alvo é de R$ 36,50 para os próximos 12 meses.

As opiniões emitidas neste texto são de responsabilidade exclusiva da equipe de Research do PagBank e elaboradas por analistas certificados. O PagBank PagSeguro e a Redação do UOL não têm nenhuma responsabilidade por tais opiniões. A única intenção é fornecer informações sobre o mercado e produtos financeiros, baseadas em dados de conhecimento público, conforme fontes devidamente indicadas, de modo que não representam nenhum compromisso e/ou recomendação de negócios por parte do UOL. As informações fornecidas por terceiros e/ou profissionais convidados não expressam a opinião do UOL, nem de quaisquer empresas de seu grupo, não se responsabilizando o UOL pela sua veracidade ou exatidão. Os produtos de investimentos mencionados neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão preencher o questionário de suitability para a identificação do seu perfil de investidor e da compatibilidade do produto de investimento escolhido. As informações aqui veiculadas não devem ser consideradas como a única fonte para o processo decisório do investidor, sendo recomendável que este busque orientação independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e podem impactar os portfolios de investimento, causando perdas aos investidores. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Este conteúdo não deve ser reproduzido no todo ou em parte, redistribuído ou transmitido para qualquer outra pessoa sem o consentimento prévio do UOL.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado