PUBLICIDADE
IPCA
-0,68 Jul.2022
Topo

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Como colocar seu dinheiro para trabalhar pelos seus sonhos

Está cheio de planos e sonhos? Veja como incluir seus projetos dentro do orçamento para realizá-los - Getty Images
Está cheio de planos e sonhos? Veja como incluir seus projetos dentro do orçamento para realizá-los Imagem: Getty Images

Gabriel Riva

03/08/2022 04h00

Em continuidade ao meu último texto publicado aqui, chegou a hora de entender como inserir os sonhos dentro do nosso orçamento.

Antes de mais nada, é preciso destacar uma confusão bem comum: a diferença entre orçar e cotar. Quando fazemos uma pesquisa de preços para adquirir algo estamos fazendo uma cotação. Por exemplo: ir a uma loja de materiais de construção e pedir uma cotação de melhores preços para uma reforma.

Já o orçamento é uma ferramenta de análise, funcionando basicamente como uma bússola ou balizador do que entra e sai de sua conta. Mostra se você tem ou não dinheiro para gastar com algo que você quer ou precisa. É ele que vai ajudar a proteger e concretizar seus sonhos. O texto que publiquei na semana passada aborda a importância de idealizar, de sonhar.

Agora vamos começar a planejar a realização desses sonhos. Pense que, se você não sabe para onde ir, como dará o primeiro passo? Então, é fundamental anotar em algum lugar tudo que é poupado, investido e pago. Caso contrário, facilmente a nossa memória nos "trairá" e, consequentemente, pouco a pouco os planos sairão da rota planejada.

Abaixo, trago um exemplo de estrutura de orçamento que irá lhe ajudar a colocar o plano dos seus sonhos em ação:

Ganhos

  • Saldo anterior:
  • Salários:
  • Vale:
  • Pensão:
  • Resgate aplicação:
  • Bônus / Comissão:
  • TOTAL DE GANHOS:

Sonhos

  • Futuro/ Aposentadoria:
  • Sonho de curto prazo:
  • Sonho de médio prazo:
  • Sonho de longo prazo:
  • Reserva estratégica:
  • TOTAL DE SONHOS:

Em cada uma dessas linhas, descreva quanto foi orçado, quanto foi gasto em cada item e qual a diferença entre o orçado e o realizado.

Para concluir, anote as despesas divididas da maneira que faça mais sentido para você. Por exemplo: moradia, transporte, educação, saúde, lazer, serviços bancários, etc.

Importante! Se você tiver dívidas com parcelas vigentes, inclua na estrutura do orçamento.

Ter um orçamento fiel à sua movimentação financeira te possibilita enxergar se o que você planejou ganhar e gastar (orçado) está alinhado com o que, de fato, você ganhou e gastou (realizado). É literalmente a expectativa versus realidade.

Quando você coloca seus sonhos como prioridade no orçamento, mesmo sendo um valor baixo no início, o tempo e o hábito farão com que suas despesas e dívidas se moldem aos seus sonhos. É assim que surge um novo padrão de vida.

No próximo texto, mostrarei de forma prática como conseguir poupar e investir para realizar seus sonhos.

As opiniões emitidas neste texto são de responsabilidade exclusiva da equipe de Research do PagBank e elaboradas por analistas certificados. O PagBank PagSeguro e a Redação do UOL não têm nenhuma responsabilidade por tais opiniões. A única intenção é fornecer informações sobre o mercado e produtos financeiros, baseadas em dados de conhecimento público, conforme fontes devidamente indicadas, de modo que não representam nenhum compromisso e/ou recomendação de negócios por parte do UOL. As informações fornecidas por terceiros e/ou profissionais convidados não expressam a opinião do UOL, nem de quaisquer empresas de seu grupo, não se responsabilizando o UOL pela sua veracidade ou exatidão. Os produtos de investimentos mencionados neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão preencher o questionário de suitability para a identificação do seu perfil de investidor e da compatibilidade do produto de investimento escolhido. As informações aqui veiculadas não devem ser consideradas como a única fonte para o processo decisório do investidor, sendo recomendável que este busque orientação independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e podem impactar os portfolios de investimento, causando perdas aos investidores. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Este conteúdo não deve ser reproduzido no todo ou em parte, redistribuído ou transmitido para qualquer outra pessoa sem o consentimento prévio do UOL.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado