Em continuidade ao meu último texto publicado aqui, chegou a hora de entender como inserir os sonhos dentro do nosso orçamento.
Antes de mais nada, é preciso destacar uma confusão bem comum: a diferença entre orçar e cotar. Quando fazemos uma pesquisa de preços para adquirir algo estamos fazendo uma cotação. Por exemplo: ir a uma loja de materiais de construção e pedir uma cotação de melhores preços para uma reforma.
Já o orçamento é uma ferramenta de análise, funcionando basicamente como uma bússola ou balizador do que entra e sai de sua conta. Mostra se você tem ou não dinheiro para gastar com algo que você quer ou precisa. É ele que vai ajudar a proteger e concretizar seus sonhos. O texto que publiquei na semana passada aborda a importância de idealizar, de sonhar.
Agora vamos começar a planejar a realização desses sonhos. Pense que, se você não sabe para onde ir, como dará o primeiro passo? Então, é fundamental anotar em algum lugar tudo que é poupado, investido e pago. Caso contrário, facilmente a nossa memória nos "trairá" e, consequentemente, pouco a pouco os planos sairão da rota planejada.
Abaixo, trago um exemplo de estrutura de orçamento que irá lhe ajudar a colocar o plano dos seus sonhos em ação:
Ganhos
- Saldo anterior:
- Salários:
- Vale:
- Pensão:
- Resgate aplicação:
- Bônus / Comissão:
- TOTAL DE GANHOS:
Sonhos
- Futuro/ Aposentadoria:
- Sonho de curto prazo:
- Sonho de médio prazo:
- Sonho de longo prazo:
- Reserva estratégica:
- TOTAL DE SONHOS:
Em cada uma dessas linhas, descreva quanto foi orçado, quanto foi gasto em cada item e qual a diferença entre o orçado e o realizado.
Para concluir, anote as despesas divididas da maneira que faça mais sentido para você. Por exemplo: moradia, transporte, educação, saúde, lazer, serviços bancários, etc.
Importante! Se você tiver dívidas com parcelas vigentes, inclua na estrutura do orçamento.
Ter um orçamento fiel à sua movimentação financeira te possibilita enxergar se o que você planejou ganhar e gastar (orçado) está alinhado com o que, de fato, você ganhou e gastou (realizado). É literalmente a expectativa versus realidade.
Quando você coloca seus sonhos como prioridade no orçamento, mesmo sendo um valor baixo no início, o tempo e o hábito farão com que suas despesas e dívidas se moldem aos seus sonhos. É assim que surge um novo padrão de vida.
No próximo texto, mostrarei de forma prática como conseguir poupar e investir para realizar seus sonhos.
O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.