IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ANÁLISE

Guarde dinheiro com facilidade com um robozinho para chamar de seu

iStock
Imagem: iStock

Letícia Braga de Andrade

22/07/2022 04h00

Que educação e planejamento financeiro são fundamentais para um futuro próspero e tranquilo não se discute. Contudo, pouquíssimas pessoas tiveram essa educação financeira de forma estruturada. Então, o jeito é correr atrás deste conhecimento. E opções de conteúdo sobre o tema não faltam na internet.

O ponto é que a grande maioria desses provedores de educação e planejamento sugere começar pelo controle e anotação de receitas e despesas. E, de fato, esse é teoricamente o caminho ideal. Mas a gente sabe que o ideal, por vezes, não é real.

Me coloco no lugar dessas pessoas que buscam esse conhecimento. Dificilmente alguém vai procurar isso porque está com tempo livre! Ela procura porque está vivendo um momento de dificuldade financeira ou porque está vendo que sua situação econômica não está fácil e se preocupa com isso.

Seja qual for o motivo, é um momento de insegurança que traz consigo alguma ansiedade. Então, pedir para esta pessoa parar sua rotina, sentar e começar a anotar cada compra e cada receita talvez seja irreal para ela naquele momento. Se esse for o caso, ela irá ouvir essa recomendação e descartar diretamente todo o interesse em começar a jornada. E lá se foi a possibilidade de ela começar a organizar e melhorar seu futuro.

Existe outro caminho? Poderíamos pensar em uma alternativa em que, em vez de constituir mais um desafio entre tantos já postos, incentivasse e motivasse a pessoa a seguir adiante.

Na minha jornada profissional estudei um pouco sobre motivação. Encontrei textos que dizem que ninguém motiva ninguém, que a motivação vem de dentro, da própria pessoa. O que de verdade motiva uma pessoa é ela sonhar e acreditar na sua conquista.

Então, talvez, a outra opção seja mirar no futuro e trazer algum sentimento de realização e conforto para o presente. Com esses novos sentimentos, a motivação alimentaria as chances de a pessoa encarar com sucesso a etapa de anotações financeiras!

Como fazer isso? Tenho uma sugestão.

Imagina se tivéssemos um robozinho. Não um robô de verdade, mas uma forma de programação automática que reservasse uma pequena parte do nosso dinheiro para o futuro. Isso tornaria tudo mais leve! Nós definiríamos a origem do valor como faturamento, salário, pensão ou outra forma de receita. Definiríamos o valor... um "x" % do faturamento diário ou do salário.

No caso de organização financeira de uma microempresa então, seria o ideal. Pense: "Meu robozinho, por favor, ao final do dia reserve 0,5% do meu faturamento para o meu futuro." E... zapt! Seu robô aplicou o valor que você definiu. Você começou a cuidar do seu futuro se tornando um investidor sem qualquer mudança significativa na sua rotina. Passa a ter uma reserva financeira tanto para uma eventual oportunidade de negócio que apareça quanto para uma emergência.

A maneira de fazer isso é por meio de aplicações programadas. Alguns tipos de investimento permitem essa modalidade.

Estando mais confiante e com resultados concretos, tenho certeza de que ficaria bem mais tranquilo organizar e planejar sua vida financeira.

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado