IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ANÁLISE

Neymar e Justin Bieber já investiram em NFTs, mas o que são?

Handout
Imagem: Handout

Nicolas Meireles Nogueira

14/09/2022 04h00

Os NFTs, non-fungible tokens ou tokens não-fungíveis, são um dos assuntos mais populares do universo dos criptoativos. Estes ativos digitais ficaram bastante conhecidos após celebridades como Neymar Jr., Justin Bieber e Eminem adotarem os "macaquinhos", ou melhor, os tokens da coleção Bored Ape Yatch Club.

Com isso, pode até parecer que os NFTs são apenas coleções de imagens digitais. Porém, na prática, eles servem para registrar a autenticidade e a propriedade de qualquer item virtual na blockchain, que é uma base de dados descentralizada e inviolável. Este registro, por sua vez, garante que os itens são originais e pertencem a uma conta específica, evitando falsificações.

Para compreender melhor o que são tokens não-fungíveis, resolvemos listar algumas das principais funcionalidades ligadas a estes criptoativos. Vem com a gente!

NFTs da coleção Bored Ape Yatch Club - Yuga Labs

1) PFPs - Avatares Digitais

Não há como negar que os NFTs mais conhecidos são as coleções de avatares, ou seja, aquelas imagens que são frequentemente utilizadas em redes sociais. Por isso, os avatares também são conhecidos como PFPs ou profile pictures, que podem ser entendidos como "imagens de perfil".

Os próprios Bored Apes são o principal exemplo de PFPs, mas há outras coleções que fazem sucesso, como os CryptoPunks e os Meebits. O interessante destas imagens é que elas são geradas automaticamente por computador a partir de algumas características pré-definidas pelos criadores.

Na prática, os criadores desenvolvem várias "caras", roupas e acessórios que são misturados de forma aleatória por computação, o que gera alguns avatares mais raros —e caros— do que outros. O Bored Ape #8.817, por exemplo, foi leiloado por US$ 3,4 milhões em outubro do ano passado; uma das características raras deste NFT é a cor dourada da pele do macaquinho, o que só ocorre em 0,46% dos 10 mil tokens da coleção.

Everdays: The First 5000 Days - Beeple

2) Artes Digitais

Se o "macaquinho" vendido por milhões de dólares pareceu caro demais, esta informação pode te assustar: o NFT mais caro da história é o Everydays, uma colagem de 5.000 imagens digitais do artista Beeple. Ela foi comercializada em março de 2021 por mais de US$ 69 milhões.

Com a venda da Everydays, os entusiastas do universo artístico mostraram que as artes digitais podem ser tão importantes e valorizadas quanto as tradicionais pinturas em quadros, por exemplo.

Aqui, a lógica das artes digitais é muito parecida com a das artes tradicionais: qualquer um pode ter uma cópia da Mona Lisa em casa ou da Everydays no computador; porém, no caso da última, há um registro na blockchain que liga aquela arte a uma conta específica. Assim, o dono da conta consegue comprovar que é o dono da peça original, mesmo que existam várias cópias espalhadas pela internet.

NFTs do jogo Axie Infinity - Sky Mavis

3) Itens de games

Uma das funções mais importantes e promissoras dos NFTs é permitir o comércio seguro de itens digitais. Exatamente por isso, desenvolvedores de games começaram a utilizar esta ferramenta para criar itens em NFTs para os seus jogos, como "monstrinhos de batalha", naves espaciais, carros, armas, armaduras e acessórios.

O jogo NFT de maior sucesso até o momento é o Axie Infinity, da Sky Mavis. Ele foi lançado em 2021 e alcançou grande sucesso em todo o mundo —em especial entre jogadores de países asiáticos. Atualmente, mais de 2 milhões de pessoas jogam o Axie todos os meses, movimentando milhões de dólares nas negociações destes "bichinhos virtuais".

Aqui, listamos apenas algumas das várias aplicações ligadas aos NFTs. Para continuar informado sobre o universo dos criptoativos, acompanhe os artigos do PagBank PagSeguro no UOL Economia!

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado