Qual é a relação da política e das eleições com os seus investimentos?
Política, eleições e investimentos se relacionam muito mais do que você imagina. Por isso, é imprescindível que o investidor fique atento ao cenário político.
As decisões políticas podem afetar diretamente o crescimento do país, influenciando o mercado de investimentos e, por consequência, impactar de forma geral a vida da população. Isso influencia as oscilações das taxas de juros (como a taxa Selic), cotações dos ativos financeiros, ações de empresas de capital aberto, entre outros.
Meu intuito é mostrar de forma sucinta como a política e as eleições podem impactar suas finanças e investimentos.
Política afeta juros e ações
A política exerce uma influência muito grande e, na maioria das vezes, imprevisível, principalmente em momentos de crise, como o surgimento da covid-19 e a recente guerra entre a Rússia e Ucrânia.
As decisões políticas influenciam as taxas de juros e o andamento do mercado de ações. Como o mercado de investimentos é dinâmico, se for feita alguma pressão na condução da política monetária, por exemplo, por uma aceleração no nível de preços, essa elevação na taxa de juros vai ser rapidamente absorvida ao mercado de ações, influenciando o comportamento dos investidores e dos consumidores.
Portanto, é fundamental acompanhar as mudanças no cenário político para identificar os impactos sobre sua carteira de investimentos, seja ela de renda variável (ações, FIIS, BDRs, etc.) ou de renda fixa (CDB, LCI, LCA, etc.).
Antes de investir, é importante analisar o cenário político
Com o aumento da taxa Selic nos últimos tempos, os investidores brasileiros estão procurando cada vez mais por assuntos relacionados à educação financeira e investimentos. Portanto, podemos observar o quão importante é analisar o cenário político e seus impactos no cenário econômico.
Com isso, a análise de investimento deve ir além de avaliar a empresa na qual você quer investir seu capital ou qual produto de investimento escolher.
É importante que os investidores analisem também o cenário político para fazer aplicações seguras e coerentes. Além de fugir da instabilidade econômica, acompanhar o cenário político ajuda a prever possíveis movimentos econômicos que auxiliem a alcançar maior retorno e evitar perdas desnecessárias.
Seu voto dá poder
O resultado das eleições pode afetar diretamente os investimentos, ainda mais em países emergentes como o Brasil. Dessa forma, diferentes composições, tanto do executivo (presidente) quanto do legislativo (deputados e senadores), interferem nos mercados financeiros.
Na semana passada o brasileiro exerceu sua cidadania indo às urnas para escolher aqueles que tomarão as decisões no governo pelos próximos quatro anos.
Nossas escolhas devem ser realizadas com consciência e de forma crítica, pois o voto pode definir não só o planejamento financeiro de sua vida e de sua família por um período de mais quatro anos, mas impacta significativamente no cotidiano de todo o Brasil.
A política de nosso país claramente tem inúmeros problemas, dentre eles está a corrupção, sendo infelizmente um dos mais preocupantes. Há muito tempo é escancarada nos jornais, redes sociais e na televisão, por decisões equivocadas do passado.
Além de lesar a moral de toda uma nação, tem graves efeitos econômicos, pois, além de prejudicar a eficiência dos gastos públicos, desestimula os investimentos, reduz o crescimento do país, a geração de empregos, os serviços como educação e saúde e principalmente a renda da população brasileira.
Concluo com a seguinte reflexão: Apesar de votar ser um ato político, ele tem consequências econômicas bastante significativas no seu futuro financeiro e de sua família, porque mais cedo ou mais tarde descobrimos, pelo amor ou pela dor, que decisões tomadas no passado podem impactar a vida de milhares de pessoas que têm como, às vezes, seu único "poder" o VOTO.
O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.