Na reta final do ano é geral a sensação de cansaço. Não raras vezes, essa sensação vem acompanhada por um certo grau de frustração. Afinal, tínhamos muitos planos e sonhos 360 dias atrás, o que disso se realizou? Quais outros surgiram? O que ainda nos espera?
Somos uma combinação entre corpo, mente e espírito. Quando nosso corpo está bem, fica mais fácil manter o equilíbrio emocional, o que facilita nossos relacionamentos.
Mas na vida moderna conquistar esse equilíbrio é um tanto utópico, até porque existe um quarto âmbito essencial, que é o financeiro. Ou você acredita que é possível manter o equilíbrio entre corpo, mente e espírito estando cheio de dívidas?
Pensando nisso, organizei uma lista com sugestões de como buscar o equilíbrio emocional quando as preocupações com dinheiro ganham força.
1) Caminhar ou sentar-se na rua apenas para assistir ao movimento. Perceber que o ritmo frenético é geral oferece uma perspectiva diferente e acalma a nossa mente. Nesse momento você não precisa conversar com outras pessoas, tampouco pensar nos seus problemas. Apenas observe o movimento ao seu redor. Se puder colocar os pés descalços na grama, saiba que isso é terapêutico.
2) Seja generoso com um estranho. Sua atenção ou um mesmo simples "bom dia" consciente traz alegria para quem ouve e aquece o nosso coração.
3) Separe um tempinho para fazer exatamente o que você tem vontade. Revisite um hobby antigo ou, se não tem um, crie. Mas não deixe de se presentear com esse mimo. Lembre-se que nosso maior compromisso com a vida é a felicidade.
4) Verifique sua autofala. Nossas conversas internas reforçam crenças antigas. Somos seres em evolução, estamos constantemente aprendendo coisas novas e evoluindo. Então, escreva uma lista de 20 coisas que você já conquistou. Pode ser algo que você aprendeu, uma viagem que realizou, um novo esporte ou até alguém que você conquistou.
5) A partir dela, anote seus pontos fortes, ou seja, suas características e comportamentos que o levaram a essas conquistas.
6) Crie a sua lista da gratidão, enumere 20 motivos pelos quais você agradece.
7) Durma o suficiente. Tenha uma noite tranquila.
8) Eduque-se, pesquise sobre o que você está vivenciando. Adquira conhecimento e recursos para enfrentar seus problemas.
9) Organize-se e estabeleça prioridades. Escreva uma lista de tarefas, decida o que é mais importante. Negue obrigações extras.
10) Não importa o que aconteça, respire fundo e siga em frente. Com apenas um pequeno passo, você já não estará mais no mesmo lugar.
Comece a nutrir sua saúde financeira aos pouquinhos. Reflita: Qual valor tem maior propósito? R$ 100 para quem não tem nada ou R$ 1.000 para quem já tem muito? Então, com recorrência e disciplina, vá construindo sua tranquilidade do futuro.
Lembre-se que a vida é uma jornada. Se chorar um pouco lhe fizer sentir melhor, chore. Mas tenha em mente que, seja o que for que estiver passando, é temporário, vai passar.
Prepare-se para o novo ano nutrindo com suas melhores energias!
O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.