IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ANÁLISE

8 formas de fazer renda extra em 2023

Quer ganhar algum dinheiro extra? Confira dicas do que fazer para levantar essa grana - iStock
Quer ganhar algum dinheiro extra? Confira dicas do que fazer para levantar essa grana Imagem: iStock

Gabriel Riva

20/01/2023 04h00

Se, ao fazer um diagnóstico de suas finanças, você identificou a necessidade de ganhar mais, como educador financeiro posso recomendar diversas ações para atingir esse objetivo, mas nesse artigo vou abordar a renda extra.

Buscar formas de fazer renda extra está se tornando cada vez mais comum, seja para complementar o salário do mês, alcançar objetivos de maneira mais rápida, dentre outras coisas.

Nesse sentido, trago abaixo algumas opções, e você poderá escolher as que mais se encaixam em sua realidade.

1) Trabalhando como afiliado

Afiliados são pessoas que ganham dinheiro para divulgar produtos de terceiros e, em troca, recebem uma comissão por cada venda realizada. Essa atividade tem se tornado cada vez mais popular.

Existem diversos programas de afiliados que você pode se cadastrar para começar a divulgar os produtos. Algumas empresas possuem parcerias com grandes marcas, como Nike, Amazon, etc., ou seja, você pode vender produtos dessas lojas e ganhar a comissão por cada venda efetuada.

2) Ganhando dinheiro com vendas no formato dropshipping

O dropshipping é uma prática em que você divulga e vende produtos, mas quem os fornece é uma empresa parceira. Na prática, sua responsabilidade é apenas a comercialização e o atendimento.

Ao fazer a venda, o fornecedor recebe o pedido e faz o envio ao cliente em seu nome. O seu lucro depende da diferença entre o preço divulgado pelo seu e-commerce e o valor real do item.

3) Venda suas milhas do cartão de crédito

Se você possui cartão de crédito e tem acumulado milhagem, mas não pretende trocá-las por nenhum produto ou serviço, então você pode vender as milhas.

Existem alguns programas de milhagem e algumas empresas intermediadoras que estão dispostas a comprar suas milhas a fim de vender passagens áreas para outras pessoas com um preço mais em conta.

4) Venda objetos que não utiliza mais

Sempre é possível encontrar um eletrônico, um eletrodoméstico ou um móvel em bom estado de conservação, mas que você já não utiliza mais, seja porque comprou um produto mais moderno, seja porque perdeu a utilidade para você.

Você pode criar uma página em uma rede social e anunciar os itens ou se cadastrar em um site especializado em anúncios como OLX e Mercado Livre.

5) Vender fotos

Por mais que não pareça, essa atividade bem comum no dia a dia é uma fonte de renda extra e pode trazer um bom retorno financeiro. Se você tira boas fotos pode vender para bancos de imagens ao redor do mundo.

Há vários sites que pagam uma comissão quando as fotos enviadas são vendidas, a qual pode chegar a até 60% do preço de venda.

6) Dê aulas nas horas vagas

Sempre há alguém que precise aprimorar os conhecimentos ou aprender algo específico.

Portanto, se você domina alguma disciplina, é fluente em algum idioma ou sabe tocar algum instrumento, por exemplo, faça uma boa divulgação e comece a dar aulas pessoalmente ou online.

7) Faça freelancers e tenha diferentes rendas extras

Alguns sites permitem que usuários exponham seus currículos e se candidatem em diferentes vagas.

Se você tem alguma habilidade manual ou intelectual, você pode ter a oportunidade de treiná-las e lucrar com elas. Os usuários entram na plataforma, selecionam o que precisam e na sequência você é notificado para aceitar ou não o trabalho.

8) Crie um canal no YouTube

Outra forma de produzir conteúdo e ser recompensado financeiramente por isso é criando um canal no YouTube e gravar vídeos de forma constante. Essa mídia é um dos mais efetivos para atrair a atenção das pessoas. Você pode gerar uma boa renda extra online dessa maneira.

Então, se você tem conhecimento sobre algum assunto, é engraçado, comenta sobre séries, política e possui uma boa oratória, esta pode ser uma grande oportunidade de gerar renda extra na internet.

A princípio você pode ganhar dinheiro por meio do Google Adsense, que é o programa de monetização do YouTube. Após o crescimento do canal, muitos influenciadores conseguem fechar diversas parcerias.

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado