IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

ANÁLISE

Saiba como ter os melhores juros em seus investimentos

Veja como ter acesso à educação financeira pode te ajudar na hora de investir - Solidcolours/Getty Images/iStockphoto
Veja como ter acesso à educação financeira pode te ajudar na hora de investir Imagem: Solidcolours/Getty Images/iStockphoto

Gabriel Riva

13/01/2023 04h00

A famosa frase eternizada por Benjamin Franklin — "Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros"— nunca fez tanto sentido como hoje. Aprimorar os conhecimentos só traz pontos positivos para a vida de qualquer um, independentemente da área a ser estudada. Com certeza, essa afirmação também é válida para o mundo dos investimentos.

Você deve conhecer pessoas que:

  • Chamam a Bolsa de Valores de casa de apostas.
  • Querem ter os melhores rendimentos sem nenhum risco ou custo.
  • Investem apenas através de indicações de amigos ou familiares.

Essas percepções equivocadas acontecem na maioria das vezes por falta de conhecimento. Acredito que não é culpa das pessoas, de tomarem tantas atitudes erradas em suas vidas financeiras, afinal nem todo mundo teve acesso à educação financeira em casa e tampouco na escola.

Por isso, é importante saber que investir em conhecimento traz:

  • Liberdade: Você se torna competente para filtrar informações e tomar suas próprias decisões, sem depender de terceiros.
  • Diminui o risco: Investir no que você conhece faz com que o seu risco seja menor, assim você saberá até onde ir e quando parar.
  • Aumenta rendimentos: Quando se aprende sobre novos investimentos e domina aqueles produtos, consequentemente seus rendimentos aumentam.
  • Te defende das armadilhas: Quando você investe tempo e/ou dinheiro em conhecimento, tudo que é absorvido vai te servir de escudo contra muitas armadilhas que podem surgir em sua jornada ao sucesso, principalmente as financeiras.

Hoje em dia vivemos em um tempo que possibilita aos investidores saberem em tempo real o que está acontecendo na economia e nos mercados de todo o mundo. Além disso, é possível acessar informação de qualidade facilmente, por meio de sites confiáveis, aplicativos, influenciadores digitais sérios e principalmente instituições conhecidas e que sirvam como fonte "oficial" de notícias.

Pensando nisso, o Banco Digital PagBank lançou no dia 10 de janeiro de 2023 um programa de formação chamado Do Troco ao Topo, que contemplará diversos cursos sobre educação financeira e investimentos, de forma interativa, rápida e sem complicações. A primeira jornada é a Mundo dos Investimentos, desenvolvida em parceria com a B3, Bolsa de Valores do Brasil. Nessa série os cursos são gratuitos, estando disponíveis a todos os clientes PagBank/PagSeguro.

Quando você passa a investir seu tempo e/ou dinheiro em educação, começa a usufruir de um mundo totalmente novo a sua frente e se sente confiante para planejar e criar objetivos relevantes para sua vida e todos ao seu redor.

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

PUBLICIDADE

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado