Opinião

Bitcoin: vendas de mineradores podem derrubar preço da criptomoeda

A cotação do bitcoin (BTC) acumula alta de mais de 66% em reais no ano, conforme dados do UOL Economia, mas pode sofrer nas próximas semanas por conta do aumento nas vendas da criptomoeda pelos mineradores.

Está querendo entender a relação entre o comportamento dos mineradores e o preço do bitcoin? Acompanhe o artigo que o PagBank preparou para você!

Como funciona a mineração?

Os mineradores são participantes da rede bitcoin responsáveis por processar e confirmar as transações. Essas transferências são reunidas em blocos que, por sua vez, são acrescentados à rede a cada dez minutos, aproximadamente.

A cada bloco de transações validado e acrescentados aos registros, uma recompensa em bitcoin é dada aos mineradores em troca do serviço prestado. Vale ressaltar que a recompensa do bloco é a única forma de emissão de novos bitcoins.

Após receber os BTC, os mineradores podem mantê-los em estoque ou vendê-los. Por conta disso, o comportamento dos mineradores é acompanhado de perto por especialistas do setor, já que grandes vendas podem impactar no preço da criptomoeda devido ao aumento da oferta.

Mineradores enviam bitcoin para corretoras

Nesta semana, o especialista Dylan LeClair publicou um gráfico no Twitter que mostra o envio de quase 71 mil BTC, ou R$ 10,6 bilhões em cripto, dos mineradores para corretoras —em especial a Binance.

No gráfico, a linha cinza representa o preço do BTC, enquanto a linha azul mostra o volume médio cumulativo de 30 dias da transferência da criptomoeda pelos mineradores às exchanges.

Continua após a publicidade

Quando os mineradores transferem BTC para corretoras, isso costuma ser encarado pelo mercado como intenção de venda por parte deles.

Ainda não se sabe o que motivou a transferência dos bitcoins para as corretoras cripto. Além disso, até o momento, o preço do bitcoin não foi significativamente impactado pelo movimento.

Fatores de atenção para usuários de bitcoin nos próximos dias

Apesar de ainda não ter tido impacto no preço, a transferência de bitcoin para as exchanges pode impactar o mercado no futuro, já que os mineradores podem estar aguardando para vender os estoques. Além disso, há outros fatores para os quais os investidores de bitcoin devem ficar atentos:

Cotação do dólar: Os brasileiros que compram criptoativos têm que prestar atenção na moeda americana, já que o "sobe e desce" influencia diretamente no preço das criptos.

Taxa de juros americana: Nos dias 25 e 26 de julho, o Comitê Federal de Mercado Aberto (ou Fomc, na sigla em inglês) se reúne para decidir a taxa de juros nos EUA. Uma queda será vista com bons olhos no mercado cripto, pois tende a aumentar a atratividade dos investimentos de risco.

Continua após a publicidade

Macroeconomia: O mercado de investimentos está animado com a possibilidade de a China ajudar o setor imobiliário local, segundo o Portal do Bitcoin, o que pode contribuir para a cotação de ações e das criptomoedas.

Para se aprofundar no universo dos criptoativos, acompanhe os artigos do PagBank no UOL Economia!

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Deixe seu comentário

Só para assinantes