Bitcoin: final de ano pode guardar surpresa positiva para criptomoeda
Com desempenho fraco nas últimas semanas, a cotação do bitcoin (BTC) pode se beneficiar de uma importante decisão das autoridades financeiras americanas e disparar até o final do ano. Quer entender melhor o que pode impactar o preço da criptomoeda nos próximos meses? Vem com a gente!
SEC rejeita pedidos de ETF de bitcoin
Até agora, todos os pedidos protocolados junto à SEC para a oferta de ETFs de bitcoin nas Bolsas americanas foram rejeitados. A SEC (Securities and Exchange Commission ou Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, em tradução livre) é o principal órgão regulador do mercado financeiro do país.
Também é comum que investidores de varejo invistam em ETFs ao invés de comprar ativos diretamente. Como ETFs são baseados em índices, eles oferecem exposição ao preço de vários ativos ao mesmo tempo, facilitando a diversificação da carteira. ETFs, ou fundos de índice, são um dos principais instrumentos de investidores institucionais —como grandes empresas e fundos de investimento.
Entidade pode reverter decisões em breve
Por conta da forte demanda por ETFs de bitcoin e devido ao posicionamento negativo da SEC, o órgão é alvo de várias críticas. Isso motivou a Grayscale, gestora que teve pedidos negados pela entidade, a processá-la no final de 2022.
A Grayscale gere o GBTC, maior fundo de bitcoin do planeta, e quer transformá-lo em um ETF. Após meses de embate nos tribunais, a Grayscale obteve vitória na Justiça, que obrigou a SEC a rever o pedido de ETF de bitcoin rejeitado. A revisão ainda não aconteceu.
Embora não seja garantido, a derrota da SEC na Justiça faz com que muitos estimem que a entidade vá aprovar os pedidos que ainda estão pendentes. Eric Balchunas, analista de ETFs da Bloomberg, estima que há 75% de chances de a SEC aprovar ETFs de bitcoin até o final de 2023.
Porém, como isso afeta o preço do bitcoin?
ETFs de bitcoin podem atrair novos investimentos
Conforme explicado, ETFs são um instrumento de diversificação para investidores institucionais e de varejo. Logo, é de se esperar que a oferta de ETFs de bitcoin atraia pessoas e empresas que, por um motivo ou outro, preferem investir na criptomoeda indiretamente, pela Bolsa de Valores, ao invés de comprá-la diretamente nas corretoras. Vale destacar que já existem ETFs de futuros de BTC e de ether (ETH) nas Bolsas americanas que atraíram bilhões de dólares em investimentos.
Demanda pode aumentar. Portanto, é provável que a comercialização de ETFs de bitcoin "à vista" (spot) ganhe adesão do mercado e puxe o preço da criptomoeda para cima, por conta do aumento da demanda. Finalmente, no Brasil, os investidores que desejam investir em criptomoedas via ETF possuem diversas opções, como QBTC11, HASH11, BITH11, ETHE11, entre outros.
Quer se aprofundar no universo dos criptoativos? Acompanhe os artigos do PagBank no UOL Economia!
Quer saber como economizar e investir, além do que está acontecendo na economia? Conheça e siga o novo canal do UOL "Economize e Invista" no WhatsApp.
Aulão: De endividado a investidor: como sair das dívidas e ter mais dinheiro
Dívidas são um dos principais obstáculos para quem quer organizar sua vida financeira. Pensando nisso, o UOL preparou um aulão para quem quer se livrar das dívidas para sempre e ter mais dinheiro para investir e realizar seus sonhos.
Qual a melhor estratégia para se livrar das dívidas? Dá para começar a investir mesmo endividado? E qual é o melhor investimento para iniciantes? Todas essas perguntas serão respondidas em uma série de três lives.
A primeira live sobre o tema já saiu. Veja aqui o passo a passo para se livrar das dívidas.
Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40. Assine aqui e participe!
A última série do Papo com Especialista foi sobre Como investir para se aposentar sem depender do INSS. Para saber mais, acesse este link .
Quer investir melhor? Receba dicas no seu email
Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido? O UOL tem uma newsletter diária gratuita que o ajuda nesse objetivo. Assine o Por Dentro da Bolsa aqui. Você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pela equipe do PagBank Investimentos para aprender a investir melhor.
Você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor o seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui. UOL Investimentos ainda tem diversos conteúdos diários que te ajudam a lidar melhor com seu dinheiro.
Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.
Deixe seu comentário