Só para assinantesAssine UOL

Safra eleva projeção para Selic em 2025; veja estimativa

O Safra revisou suas projeções econômicas, elevando a estimativa para a Selic no final de 2025 de 10% para 13,75%.

O banco também prevê que a taxa Selic alcance um pico de 14,75% em maio, refletindo os esforços do Banco Central para controlar a inflação, que deve “se acalmar” em 4,5% até o fim do ano.

Paralelamente, a casa reduziu a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2025, de 2,5% para 1,5%.

A revisão é atribuída a uma combinação de fatores como menor expansão no consumo das famílias, redução nos investimentos corporativos, um aperto monetário mais intenso e a ausência de estímulos fiscais no período.

Em relação ao cenário internacional, o Safra vê um contexto global menos favorável, marcado por um aumento no protecionismo e pela expectativa de cortes mais limitados nas taxas de juros nos Estados Unidos.

No âmbito doméstico, as incertezas fiscais e a desancoragem das expectativas de inflação também foram fatores determinantes para as revisões.

Com essas projeções, o Safra reforça o alerta sobre o impacto de um ambiente de juros mais altos no crescimento econômico e nos investimentos, além da necessidade de atenção redobrada às condições fiscais e às medidas de controle inflacionário no Brasil.

Vale lembrar que, na última semana, a XP já havia revisado suas projeções para a Selic em 2025. A casa elevou a estimativa para a taxa de 15% para 15,50% ao final do ciclo de alta.

Além disso, os analistas também adiaram a perspectiva para o início do ciclo de cortes nos juros, agora previsto apenas para 2026.

Este material foi elaborado exclusivamente pelo Suno Notícias (sem nenhuma participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo nenhum tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco. Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.