IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petrobras (PETR4): Caio Mario Paes de Andrade renuncia à presidência

04/01/2023 06h12

Petrobras (PETR4): Caio Mario Paes de Andrade renuncia à presidênciaO atual presidente da Petrobras (PETR4), Caio Mario Paes de Andrade, renunciou ao cargo. A mudança na Administração já era esperada e foi comunicada pela Petrobras na manhã desta quarta-feira (4). Caio Mario Paes de Andrade foi o 4º presidente da Petrobras durante o mandato de […]

Petrobras (PETR4): Caio Mario Paes de Andrade renuncia à presidência

O atual presidente da Petrobras (PETR4), Caio Mario Paes de Andrade, renunciou ao cargo. A mudança na Administração já era esperada e foi comunicada pela Petrobras na manhã desta quarta-feira (4).

Caio Mario Paes de Andrade foi o 4º presidente da Petrobras durante o mandato de Jair Bolsonaro (PL) e estava no cargo desde junho de 2022.

Andrade sairá da presidência da companhia para ocupar o cargo na Secretaria de Gestão do governo de Tarcísio Freitas (Republicanos), em São Paulo.

“A Petrobras informa também que o Sr. Caio Mário Paes de Andrade renunciou hoje ao cargo de
membro do Conselho de Administração da companhia”, diz o comunicado da Petrobras.

João Henrique Rittershaussen, Diretor de Desenvolvimento da Produção, foi designado como sucessor após a formalização da renúncia, passando a ser então o presidente interno da Petrobras.

O nome de Rittershaussen já era cotado, assim como o de Fernando Borges, diretor de Exploração e Produção.

Governo indica Prates para Petrobras

Em meio à saída de Andrade, na terça-feira (3), o Ministério de Minas e Energia (MME) enviou à estatal a indicação do senador Jean-Paul Prates (PT-RN) para presidir a companhia.

Prates já era cotado para ser presidente da Petrobras e foi anunciado para o cargo pelo presidente Lula (PT) no fim de dezembro.

A indicação de Prates para a Petrobras ainda terá que enfrentar um processo de governança interna para que o parlamentar possa assumir a presidência do Conselho de Administração da companhia.

Na equipe de transição do presidente Lula (PT), Prates coordenou a área de Petróleo, Gás e Biocombustíveis.

O Senador poderia ser barrado pela Lei das Estatais – que veta indicações políticas -, mas a normativa está sendo alterada pelo Congresso Nacional.

Com isso, a ‘quarentena política’ deve ser reduzida, dando fôlego para que Prates possa assumir a presidência da Petrobras.