PUBLICIDADE
IPCA
+0,25 Jan.2021
Topo

Você pode ganhar aluguel de supermercados e bancos com fundo imobiliário

Exclusivo para assinantes UOL

João José Oliveira

Do UOL, em São Paulo

09/02/2021 04h00

Já pensou em ser dono de imóveis alugados para redes de supermercados ou para agências bancárias e receber uma renda regular desses inquilinos em contratos de longo prazo? Se a ideia parece interessante, mas você ficou preocupado com o tamanho da aplicação inicial fora de seu alcance saiba que existem no mercado fundos de investimento imobiliário (FIIs) que apostam exatamente nesse tipo de imóvel.

O aumento do número de investidores pessoas físicas que passaram a aplicar em fundos imobiliários nos últimos anos está abrindo espaço para que as instituições financeiras possam diversificar esse tipo de aplicação. Com mais dinheiro batendo à porta dos gestores de recursos, esses profissionais conseguem criar carteiras com focos específicos, como por exemplo, as que investem em imóveis usados por empresas que atuam no varejo.

Segundo dados da Bolsa B3, os fundos imobiliários alcançaram a marca de 1,2 milhão de cotistas pessoas físicas em dezembro de 2019, praticamente o dobro de um ano antes.

Com os juros baixos no Brasil, há mais investidores pessoas físicas buscando diversificar as aplicações. E esse movimento tem influenciado o setor de fundos imobiliários, que começou a crescer a partir de 2016 e 2017, mas acelerou o passo ano passado, e que vem expandindo e também diversificando os tipos de carteiras.
Fábio Galdino, head de fundos imobiliários da Vero Investimentos