Disparada dos preços de aluguéis favorece investidor de fundo imobiliário
A inflação do aluguel disparou, e isso é ruim para quem mora numa casa alugada. Mas quem investe em fundos imobiliários (FIIs) se dá bem. O IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), divulgado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e usado para reajustes de aluguel, acumula alta de 21,97% no ano e de 24,52% em 12 meses.
Os fundos imobiliários têm a vantagem de oferecer mais liquidez que um imóvel e de pagar dividendos mensais, como se fossem um aluguel, explicam especialistas ouvidos pelo UOL. Alguns têm contratos indexados ao IGP-M e podem se aproveitar do momento.
"Com o impacto da alta do IGP-M, algumas classes de fundos imobiliários oferecem uma proteção maior para a carteira, e o investidor pode conseguir até um rendimento mais alto", disse Renan Manda, analista-chefe de fundos imobiliários da XP Investimentos.
Fundos de tijolo
De acordo com Renan Manda, analista-chefe de fundos imobiliários da XP Investimentos, fundos de tijolo (que investem em ativos de construção) podem ser os beneficiados com a alta do IGP-M, já que, em alguns casos, os contratos de aluguel dos prédios são indexados ao índice.
Desculpe, é preciso ser assinante UOL Economia+ para continuar lendo
Exclusivo para assinantes UOL Economia+
Para continuar, assine e tenha acesso a conteúdos para aprender a ganhar dinheiro com investimentos, mesmo que nunca tenha investido antes
Quero assinar Já sou assinante