PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Tesouro Direto é um investimento seguro? Tire esta e outras dúvidas

Exclusivo para assinantes UOL

Do UOL, em São Paulo

09/12/2020 18h48

O Tesouro Direto é um investimento seguro ou não é recomendado no momento? Essa foi um das perguntas a que o economista César Esperandio, do Econoweek, parceiro do UOL, respondeu nesta quarta-feira (9) no Papo com Especialista.

"Não só o Tesouro Selic, mas os outros títulos do Tesouro Direto (IPCA e Prefixado) também são seguros, com prazos de vencimento diferentes —e alguns com pagamentos semestrais", afirmou o economista.

A live já foi ao ar, mas fica disponível para consulta. O Papo com Especialista é transmitido sempre às quartas-feiras, das 12h30 às 13h30. O programa é exclusivo para assinantes do UOL Economia+. Assista ao vídeo abaixo:

Confira algumas perguntas respondidas pelo especialista

1) O Tesouro Direto voltou a ser um investimento seguro ou não é recomendado no momento?

César Esperandio: O Tesouro Direto é, e sempre foi, considerado o investimento mais seguro do país. Não é à toa que o Tesouro Selic —que o investimento do Tesouro Direto mais popular, que propicia liquidez imediata e é adequado para a reserva de emergência— tem um rendimento adequado ao seu propósito, que é em torno de 2% ao ano. Ele tem um risco muito minimizado.

Não só o Tesouro Selic, mas os outros títulos do Tesouro Direto (IPCA e Prefixado) também são seguros, com prazos de vencimento diferentes —e alguns com pagamentos semestrais.

Se você está em busca de rentabilidade e já tem a sua reserva de emergência, vale a pena olhar para outros investimentos de renda fixa, como CDB, LCA, LCI, CCB, debêntures e outros.

2) Investimento em dólar está valendo a pena no momento?

César Esperandio: Depende do seu objetivo. Se for para especulação, ou seja, comprar dólares esperando que a moeda se valorize, deve-se levar em conta alguns fatores: o risco neste tipo de operação, o prazo que você pode ficar com esse dinheiro investido e a tendência neste período de investimento (o dólar vai cair ou subir?). Se o propósito for comprar dólares para viajar, toda a lógica muda.

Para quem quer investir em dólar, vale adquirir mais experiência com investimentos e ter diversificação na sua carteira. É um bom tipo de proteção para você não ficar exposto apenas a ativos brasileiros, mas há um risco extra embutido, que é a variação cambial.

O Papo com Especialista é exclusivo para assinantes do UOL Economia+, uma plataforma de conteúdo destinada a todas as pessoas que queiram aprender a ganhar dinheiro com investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenham investido. Tudo apresentado de um jeito simples, com a credibilidade do conteúdo UOL.

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.