IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Veja as 6 ações mais indicadas por especialistas nesta semana

Márcio Anaya

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/06/2021 04h00

As ações da Vale lideram a preferência dos analistas nesta semana. Os papéis da empresa estão presentes em quatro carteiras recomendadas para o período, de um total de sete instituições monitoradas pelo UOL Economia+.

Os papéis da mineradora registram três estreias e uma manutenção nos portfólios selecionados pelas corretoras.

Outras cinco companhias também estão entre os destaques. Confira abaixo as principais escolhas da semana (de 28/6 a 2/7)*:

  • Vale (VALE3): 4 recomendações
  • B3 (B3SA3): 2 recomendações
  • M. Dias Branco (MDIA3): 2 recomendações
  • Randon PN (RAPT4): 2 recomendações
  • Tegma (TGMA3): 2 recomendações
  • Via (VVAR3): 2 recomendações

*Levantamento feito com base nas carteiras recomendadas pelas seguintes instituições: Ativa Investimentos, Elite Investimentos, Guide Investimentos, Mirae Asset Corretora, MyCap Investimentos, Terra Investimentos e XP Investimentos.

Vale retoma liderança isolada

Nesta semana, a mineradora Vale voltou a figurar sozinha no topo das ações mais recomendadas por especialistas, com quatro apontamentos.

Os papéis da empresa foram mantidos na lista elaborada pela Mirae Asset Corretora e estão entre as novidades escolhidas pela Ativa Investimentos, Elite e Guide.

Em relatório de análise gráfica sobre as indicações da semana, a Ativa afirma que o comportamento recente das ações da Vale mostra retomada da tendência de valorização no médio prazo.

Amanhã (30), a companhia fará o pagamento de dividendos aprovados pelo conselho de administração e divulgados ao mercado em meados de junho. Para esta distribuição, a empresa informou no dia 23 que o valor bruto dos proventos passou a ser de em torno R$ 2,19 por ação (um aumento de 0,58%), após mudança no número de papéis em circulação no mercado, derivada do programa de recompra anunciado em abril.

"Vemos o movimento com bons olhos, por ser uma primeira sinalização de um forte pagamento de proventos que deve ocorrer ao longo do ano", diz a Guide, em relatório.

Outro foco de atenção dos especialistas é quanto ao horizonte de preço do principal produto exportado pela Vale. Na última segunda (28), os contratos futuros do minério de ferro negociados na Ásia mostravam aumento das cotações, por conta de uma redução expressiva nos estoques.

Destaques englobam outras 5 ações

O segundo bloco de destaques da semana traz cinco ações, as ordinárias da B3 (B3SA3), M. Dias Branco (MDIA3), Tegma (TGMA3) e Via (VVAR3), além das preferenciais (PNs) da Randon (RAPT4) —todas com duas indicações de investimento.

Nesse universo, as principais novidades são a companhia de alimentos M. Dias Branco, com duas estreias; a empresa de gestão logística Tegma e a varejista Via —estas duas últimas com uma inclusão e uma manutenção nos portfólios recomendados.

A M. Dias passou a fazer parte das carteiras divulgadas pela Ativa e pela Elite Investimentos, ao passo que a Tegma foi incluída pela Elite e permaneceu na seleção da Guide Investimentos. No caso da Via, as ações estrearam no portfólio da MyCap e permaneceram na lista da Terra Investimentos.

Carteiras semanais têm 17 mudanças

Nesta semana, as corretoras monitoradas pelo UOL Economia+ realizaram um total de 17 mudanças nas carteiras recomendadas de ações, frente ao período imediatamente anterior.

As instituições que mais alteraram seus portfólios foram a Ativa e a Elite Investimentos, ambas com quatro substituições.

A Guide Investimentos e a XP vêm logo a seguir, cada uma com três novos papéis selecionados para a semana.

A MyCap promoveu duas mudanças e a Mirae Asset Corretora, apenas uma. Pela segunda semana consecutiva, a Terra Investimentos optou por manter suas recomendações.

Alterações e portfólios completos indicados

Ativa Investimentos

Elite Investimentos

Guide Investimentos

Mirae Asset Corretora

MyCap Investimentos

Terra Investimentos

Obs: não houve alterações em relação à semana passada.

XP Investimentos

O preço e o desempenho das ações podem ser conferidos na página de cotações do UOL Economia.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.