Muitas novidades sobre investimentos podem ser cilada; veja como escapar
Diariamente somos bombardeados com informações que apontam para diferentes sentidos e quando o assunto é investimento, não é diferente. Hoje o que não falta é lugar para investir e muitas opções de investimento. Cada dia, uma novidade, e muita gente tentando acompanhar todas elas. Fazer isso, porém, pode ser uma grande cilada, segundo Ilana Bobrow, sócia-fundadora da casa de investimentos Vitreo, um dos negócios do Grupo Universa, da Empiricus.
Ilana estará no próximo Guia do Investidor UOL, série de eventos quinzenais e gratuitos do UOL Economia+. Ao lado da jornalista e fundadora do Grana Preta, Amanda Dias, a economista vai falar sobre o papel da poupança, e se é hora de tirar o seu dinheiro de lá. Para participar do evento, basta fazer o cadastro abaixo. O evento do Guia do Investidor UOL é de graça e acontece dia 20 de julho, às 11h, nas páginas do UOL, UOL Economia e UOL Economia+.
A economista falou sobre como acompanhar as novidades do mercado sem perder o foco. Veja abaixo.
Diversificar sem exageros
Ilana diz que existem várias formas de sair da poupança para se posicionar no mercado financeiro e que hoje até o pequeno investidor consegue aplicar na Bolsa brasileira e no exterior ao mesmo tempo. Mas é importante se lançar nesse caminho com um objetivo certo.
"Tem o investidor que quer ver tudo, o que gosta de teses de investimento específicas e aquelas pessoas que só querem rentabilizar melhor suas reservas. Mas o investidor não precisa ficar de olho em tudo, porque isso pode confundir. É escolher alguém que vai dar suporte e não ficar buscando novas teses para ele", afirma Ilana.
Hoje, afirma a economista, é mais fácil desviar do foco. Tem mais gente investindo, compartilhando experiências e até tentando dar pitaco nos investimentos alheios. Ilana alerta que as aplicações financeiras atendem a demandas bem particulares, e o que é bom para um, pode não ser para o outro.
"A carteira de investimentos varia se eu tenho uma renda maior, se eu tenho filhos ou não. São vários componentes que vão montar um perfil de risco e prazos", diz a economista.
Personalização é o futuro
Com tantas novidades, é cada vez maior a demanda do investidor por opções que tenham mais a ver com o seu perfil. O desafio de bancos e corretoras é entregar serviços personalizados que não confundam o poupador, independentemente do quanto ele está disposto a aplicar, segundo a economista
"Para o pessoal de alta renda tem o assessor de investimentos ali, mas quem tem renda baixa também quer essa solução", diz Ilana Bobrow. Na Vitreo, o assistente virtual olha a situação do cliente e calcula como ele pode alocar recursos, ajudando na decisão do pequeno investidor.
Mesmo com avanços nesse sentido no mercado financeiro, Ilana acredita que ainda há muito a ser feito para atender às demandas personalizadas. "Acho que está demorando. O que me surpreende é que tem muita tecnologia para fazer isso", afirma a economista.
Guia do Investidor UOL é trilha para quem quer começar a investir
O Guia do Investidor UOL é uma série de eventos quinzenais e gratuitos do UOL Economia+ que funciona como uma trilha de conhecimento, que passará por temas como comportamento, investimentos básicos para iniciantes a investimentos mais arrojados, como ações, fundos multimercado e até criptomoedas.
Para ajudar os leitores nessa trilha, investidores profissionais, analistas, e grandes especialistas do mercado darão aulas quinzenais para ensinar o passo a passo dos investimentos.
Você pode conferir a programação do Guia do Investidor UOL aqui.
Você conhece o UOL Economia+?
O UOL Economia+ é uma plataforma de conteúdo para quem quer aprender a investir, ou a investir melhor.
No UOL Economia+ você tem acesso a carteiras recomendadas, e-books, grupos de WhatsApp e Telegram, lives exclusivas com especialistas em investimentos e finanças, análises da Bolsa e acesso a todo conteúdo de investimentos do UOL. Clique aqui e assine agora o UOL Economia+, e tenha 7 dias grátis para acessar o melhor conteúdo do UOL.
Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.