Existem ações que são mais resistentes a quedas? Veja se vale investir
O mercado financeiro tem uma fórmula para identificar quais são as ações que caem pouco e que, na média costumam se valorizar. É o chamado "beta" das ações.
O que é o beta? Vale usar o beta como estratégia para investir?
- O índice beta mede o risco (e não a rentabilidade) em comparação ao desempenho de uma referência de mercado, normalmente o Ibovespa, durante 60 meses (cinco anos).
- Mas é um indicativo de ações que são mais resistentes a grandes variações de mercado.
- Normalmente, essas ações sobem, mesmo que aos poucos, e caem menos em momentos de instabilidade.
- O beta é só um parâmetro, dizem especialistas. Não deve ser usado sem a análise do desempenho da empresa e do cenário econômico.
Entenda o cálculo
- Se o beta no período (cinco anos) for menor que 1 - por exemplo 0,5 - e o Ibovespa sobe 10%, em teoria, o papel só sobe 5%. No caso de o Ibovespa cair 10%, o papel só cai 5%, diz Einar Rivero, diretor comercial da plataforma TradeMap.
- Já se esse índice for maior que 1, por exemplo 2, e o índice da Bolsa de Valores de São Paulo subir 10%, o papel sobe 20%. Com o Ibovespa caindo 10%, o ativo cai 20%.
- Teoricamente, as ações que têm um beta um pouco maior que 0,50 e menor que 0,70 são as que menos caem, conforme os analistas. Como consequência, elas também sobem menos.
- Segundo Alysson Gregório, especialista em renda variável da SVN Investimentos, essas ações geralmente são mais e resistentes a quedas.
- Caso seja um beta muito alto, o risco é considerável.
Se o beta é muito baixo, a não ser que a empresa pague bons dividendos, ela também não traz retorno
Alysson Gregório, da SVN Investimentos
Que empresas têm um beta entre 0,5 e 0,7?
Nesse grupo, segundo a Trademap, estão as seguintes ações, com o valor do beta e a valorização de 2022:
- Engie Brasil (EGIE3): 0,59 - 6,09%
- Weg (WEGE3): 0,60 - 18,85%
- Rumo (RAIL3): 0,60 - 4,90%
- BBSeguridade (BBSE3): 0,65 - 74,88%
- Tim (TIMS3): 0,66 - -1,19%
- Bradespar (BRAP4): 0,67 - 34,29%
Fonte: TradeMap (3 de janeiro de 2023)
O Ibovespa subiu 4,69% em 2022.
Quais ações são recomendadas por especialistas?
Muitas carteiras de bancos e corretoras, por exemplo, vêm apostando recentemente na compra dos ativos da produtora de motores elétricos Weg.
- Segundo o Itaú BBA, o papel tende a ser mais resistente aos ciclos econômicos. A projeção de valorização em 2023 é de 18%.
- "A Weg é exportadora, por isso está menos sujeita aos riscos do mercado brasileiro e isso é bom nesse momento de transição", diz Gregório.
- A ação subiu 18,85% no ano passado.
Outra ação bem recomendada ultimamente é a da BB Seguridade.
- A BB Seguridade se valorizou 74,88% em 2022, segundo a Trademap
- Se você olhar o gráfico de rentabilidade da ação no último ano, quando tivemos inflação e juros altos, vai ver que o papel só subiu, como numa escada.
- Em pouquíssimos momentos do ano BB Seguridade ficou no vermelho.
Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.