Mais de mil fundos podem ser afetados com a crise das Americanas; entenda
Mais de mil fundos de investimento, entre fundos de ações, renda fixa e de investimentos imobiliários, podem ser afetados com a crise das Americanas. O escândalo das Americanas - que revelaram na semana passada um rombo de R$ 20 bilhões e uma dívida de mais de R$ 40 bilhões - pode afetar esses investimentos de diversas formas.
O que são fundos de investimentos?
Fundos de investimentos são grandes cestas de ativos, que podem aplicar o dinheiro dos cotistas em diversos ativos diferentes, como ações, títulos que financiam o governo, bancos ou empresas, dólar ou outras moedas, entre outros, dependendo do tipo do fundo. Eles são administrados por um gestor, que normalmente cobra uma taxa de administração.
Entre os investimentos, podem estar ações das Americanas, dívidas emitidas pela empresa ou ainda ativos como imóveis usados pela varejista.
As informações são da Economatica, com base em dados da composição da carteira dos fundos de setembro - nesse mês, os gestores dos fundos disponibilizam a composição das carteiras para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). É possível que, a partir de então, os fundos tenham comprado ou vendido ações ou debêntures das Americanas e, por isso, podem ser mais ou menos afetados.
Como os fundos podem perder dinheiro?
Os fundos de ações ou multimercados podem ter ações das Americanas (AMER3), que perderam valor.
Já os fundos de renda fixa podem ter debêntures das Americanas, que são títulos de dívida emitidos pelas empresas e negociados no mercado. Com a queda de valor da Americanas na Bolsa, o valor da cota do fundo também pode cair, diminuindo o valor dos investimentos.
Esses debêntures eram vistos por agências de rating como sendo de baixo risco. O rating da companhia era AA+ para a Fitch até o dia 11 de janeiro, antes da crise.
Por fim, os fundos de investimentos imobiliários (FIIs) podem ter, entre seus ativos, escritórios alugados pelas Americanas, lojas ou até centros de distribuição ou outros galpões logísticos da empresa.
Impacto pode não ser tão grande
Nem todos os fundos afetados estão abertos ao investidor comum. Alguns são geridos por escritórios de investimentos familiares e possuem poucos cotistas, outros são fechados apenas a investidores profissionais.
Entre os fundos de ações que têm algum investimento nas Americanas, a maior parte colocou menos de 1% do seu capital em ações da empresa e, portanto, devem ser menos afetados.
Fundos de ações mais afetados
Um fundo pode estar comprado ou vendido em uma ação - ou seja, pode apostar na alta ou na queda de um ativo. A metodologia dos fundos de ações considera a soma de todas as posições do fundo, tanto compradas quanto vendidas. Quanto maior a exposição percentual, mais o fundo tinha ações na carteira e acreditava em sua alta - estava em posição comprada.
Há um fundo de ações nesse levantamento que praticamente investiam apenas nas Americanas, caso do Colorado FIA Ie - é um fundo com apenas um cotista, segundo a Economatica.
Os 10 fundos de ações com o maior investimento em ações das Americanas:
- Colorado FIA Ie - 99,64%
- CSHG Ec Capital FI Mult - Cred Priv Ie - 39,44%
- Beau Soleil FIA Ie - 35,27%
- Beta FI Mult Ie Cred Priv - 18,42%
- 3a FI Mult Cred Priv Ie - 15,8%
- Moat Capital B Prev Fife FIA Master - 13,63%
- Moat Capital FIA Master - 13,49%
- Moat Mult Seg Prev Master FIA - 13,29%
- Moat Prev Itau Master FIA - 13,12%
- Moat Prev FIA - 13,06%
Fundos de renda fixa mais afetados
Esses são os 10 fundos de renda fixa que investem a maior fatia do seu patrimônio em debêntures das Americanas.
- Verde Am Carry Master FI Mult Cred Priv - 9,88%
- Olian FI Mult Cred Priv Ie - 7,37%
- Previ Gm Cred Estrut I FI Mult Cred Priv - 6,88%
- Nu Yield FI RF Cred Priv - 6,85%
- Sabesprev Vinci Cred Priv FI Mult - 6,31%
- Mont Blanc FI RF Cred Priv - 6,11%
- Wa Prev Credit RF FI Cred Priv - 5,92%
- Fonte Boa FI Mult Cred Priv - 5,85%
- Alba Cash Enhanced FI RF Cred Priv - 5,79%
- Pcb FI Mult Cred Priv Ie - 5,63%
Fundos imobiliários mais afetados
Esses são os fundos imobiliários mais afetados pelas Americanas:
- Bresco Logistica Fundo de Inve-Unica - BRCO11
- Max Retail FII - MAXR11
- FII Xp Log - XPLG11
- Vinci Imoveis Urbanos Fundo de - VIUR11
- Vbi Logistico FI Imobiliario-Unica - LVBI11
- FII Rbr Properties - FII-Unica - RBRP11
- Rbr Log FI-Unica - RBRL11
Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.