IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Saiba como investir se seu perfil é sofisticado ou arrojado

09/05/2023 04h00

Quem tem dinheiro guardado pode investir em diferentes produtos, como ações, fundos de investimento ou títulos do Tesouro Direto. Mas é importante entender o seu perfil de investimento para desenhar a melhor estratégia (faça este teste e saiba qual seu perfil).

Perfis de investimento

Conservador. Ele não se dá bem com a ideia de ver seu dinheiro oscilando de forma constante. Portanto, suas opções tendem a render menos, uma vez que o risco para alcançar o resultado será proporcionalmente menor, diz a head de fundos e previdência da Manchester Investimentos, Mayara Ranni Sekertzis.

Moderado. É aquele que ainda prefere a renda fixa, mas consegue lidar com uma pitada de risco, pensando em um rendimento maior, diz o sócio da Plug Investimentos AA da Somma, João Felipe da Silva Frandolozo.

Arrojado ou sofisticado. Esse investidor geralmente tem mais experiência e busca ganhos a longo prazo. Para elevar a rentabilidade, ele suporta investimentos de mais riscos.

Como montar a carteira para investidores arrojados ou sofisticados

Esses investimentos levam em consideração que o investidor já tem sua reserva de emergência montada, em um investimento seguro e com liquidez.

Metade do patrimônio fica na renda fixa. 30% da carteira seria para a renda fixa pós-fixada, 20% em renda fixa que segue a inflação, e, 10%, em prefixada.

Investidor arrojado deve estar mais posicionado em ações, operações estruturadas e moedas. 16% ficam em fundos multimercados. As ações podem preencher 20% da carteira, enquanto os investimentos em ouro chegam a 4%.

E as recomendações para investir bem?

Tenha uma reserva de emergência. Tanto para agir com tranquilidade na hora de investir, quanto para encontrar oportunidades ao longo do tempo, é fundamental ter recursos para emergência. Isso pode variar entre seis meses a um ano do custo de vida de uma pessoa ou família.

Não busque a "bola da vez". Para Mayara, da Manchester, o investimento que está rendendo mais em um determinado período não necessariamente terá a mesma performance no futuro. Por isso, é importante manter a diversificação do dinheiro em diferentes investimentos.

Acrescente mais todo mês - nem que seja pouco. Obter sucesso nos investimentos requer disciplina. Ao investir sempre, nem que seja R$ 100, o retorno será maior com o passar dos anos.

Observe a liquidez e o prazo de retorno. Ao analisar o tempo de retorno de um investimento e se aquele recurso estará disponível de forma imediata ou não, o investidor consegue traçar melhores estratégias.

Uma carteira de investimentos deve ter como premissa os anseios de cada pessoa. Alguns pontos devem ser levados em consideração, como horizonte de investimentos, necessidade de liquidez e riscos que a pessoa aceita correr.
Orlando Bachesque, sócio e head de Alocação da Alta Vista Investimentos

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.