IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petroleiro norte-coreano apreendido pela Líbia foge de escolta

11/03/2014 12h29

TR¯POLI, 11 Mar 2014 (AFP) - Um petroleiro com bandeira norte-coreana que foi apreendido na segunda-feira por forças pró-governamentais líbias escapou nesta terça-feira de sua escolta com seu carregamento "ilegal" a bordo, anunciaram deputados.

"O petroleiro aproveitou as más condições climáticas para se dirigir mar adentro. Os barcos que o cercavam não puderam segui-lo", declarou um membro do Congresso Geral Nacional (CGN), a mais alta autoridade política do país.

Abdelkader Huili, membro do comitê de energia no CGN, acrescentou à rede Al-Nabaa que os navios das forças líbias precisaram aproximar da costa devido à meteorologia.

"O petroleiro aproveitou, então, uma brecha para sair", acrescentou.

Outro membro do Congresso e a agência líbia Lana confirmaram que o navio escapou de sua escolta.

As autoridades líbias afirmaram na noite de segunda-feira que haviam apreendido o barco.

Mas um porta-voz dos rebeldes autonomistas, Ali Al-Hassi, desmentiu a informação e afirmou que o barco seguia sob seu controle no porto de Al-Sedra.

Homens armados que formavam parte dos guardas das instalações petroleiras líbias se ergueram contra as autoridades de transição e bloqueiam os terminais desde julho para pedir a autonomia da região oriental da Líbia.

Ao suspender, de fato, as exportações de petróleo, privaram o país de sua principal fonte de renda e provocaram uma queda da produção a 250.000 barris diários, contra cerca de 1,5 milhão de barris comercializados anteriores.

O "Morning Glory", que chegou na manhã de sábado ao porto de Al-Sedra, era o primeiro barco a receber um carregamento dos rebeldes.

O procurador-geral líbio ordenou imediatamente a apreensão do barco e de sua tripulação.

bur-ila/faa/ra/ma