IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fracasso em acordo com Grécia ameaça Europa e mundo, alertam EUA

17/04/2015 19h06

Washington, 17 Abr 2015 (AFP) - O secretário do Tesouro americano, Jack Lew, pediu nesta sexta-feira à Grécia e à Europa que cheguem a um acordo sobre o pacote de reformas para Atenas, advertindo que um fracasso criaria "incerteza" para a Europa e para o resto do mundo.

Após um encontro, em Washington, com o presidente do Eurogrupo, o holandês Jeroen Dijsselbloem, Lew afirmou que "não chegar a um acordo significaria imediatamente dificuldades para a Grécia e incerteza para a Europa e toda a economia mundial".

O funcionário americano pediu à Grécia que aceite um programa de reformas e incentivou o Eurogrupo a "buscar uma saída construtiva" para as discussões em andamento.

A Grécia e seus credores internacionais se encontrarão no sábado, em Bruxelas, para discutir o programa de pagamento de sua dívida e as reformas que deve adotar em troca dos fundos de que precisa com urgência.

Os dois funcionários se encontraram à margem da Reunião de Primavera do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, onde as autoridades afirmam que Atenas precisa se comprometer com reformas-chave para obter seu último pagamento do fundo de salvamento ('bailout'), de 7,2 bilhões de euros (R$ 24 bilhões), para evitar o calote.