Nobel de economia prevê fracasso na política econômica de Trump

Davos, Suíça, 17 Jan 2017 (AFP) - O prêmio Nobel de economia Joseph Stiglitz previu nesta terça-feira (17) o fracasso da política econômica do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que prometeu impor tarifas, que podem aumentar seu deficit comercial.
"Não funcionará, não acredito nisso. O que ele não entende é que a magnitude do deficit comercial depende da macroeconomia. Suas propostas de impostos aumentarão o deficit fiscal", disse Stiglitz no Fórum Econômico Mundial (WEF) celebrado em Davos.
Stiglitz também se perguntou se Trump não quer provocar "uma guerra comercial" e lembrou que os Estados Unidos exportam para países como China e México, mas também para Alemanha, cujos produtores foram ameaçados com um aumento de tarifas.
"Mesmo seus conselheiros mais próximos não sabem o que vai acontecer. Temos que ver o que esse novo espetáculo traz", acrescentou Stiglitz.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.