IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

VW amplia foco digital conectando carros com Microsoft Cloud

Dina Bass e Christoph Rauwald

28/09/2018 15h33

(Bloomberg) -- Microsoft e Volkswagen estão perto de fechar um acordo sobre o uso da tecnologia na nuvem da gigante americana do ramo de softwares. O objetivo é conectar toda a frota da maior fabricante de veículos do mundo, que está se transformando para abarcar serviços digitais e de mobilidade.

A VW canalizará todos os seus produtos digitais por meio do software Microsoft Azure, criando a maior nuvem automotiva do tipo no mundo, uma iniciativa que ajudará a agilizar futuros desenvolvimentos, anunciou a empresa com sede em Wolfsburg, na Alemanha, em comunicado conjunto nesta sexta-feira. Até 2020, mais de 5 milhões de carros novos por ano serão conectados por meio do software. As duas empresas não revelaram o valor do acordo.

"A parceria estratégica com a Microsoft turbinará nossa transformação digital", disse o CEO da VW, Herbert Diess. "Teremos papel fundamental na conformação do futuro da mobilidade automotiva."

A Microsoft está tentando alcançar a Amazon, líder do mercado de comercialização de serviços que rodam aplicativos em nuvem e armazenam dados para os clientes. Apesar de a Amazon ter chegado primeiro no mercado e ainda ter três a quatro vezes mais participação que a Microsoft, a segunda colocada, a gigante do software está tentando conquistar grandes clientes corporativos, possíveis usuários históricos de seus softwares para empresas e computadores.

A Volkswagen planeja montar um centro de desenvolvimento da nuvem automotiva perto da sede da Microsoft com uma força de trabalho que deverá chegar a 300 engenheiros. Ampliar as operações de software é parte essencial da estratégia da Volkswagen para 2025 para enfrentar a mudança sísmica no setor em direção aos carros elétricos e autônomos. No mês passado, Diess previu uma "enorme expansão" dos investimentos digitais da empresa, o que inclui parcerias e aquisições.

Repórteres da matéria original: Dina Bass em Seattle, dbass2@bloomberg.net;Christoph Rauwald em Frankfurt, crauwald@bloomberg.net