IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Juiz americano autoriza mineradora canadense a ficar com a Citgo

10/08/2018 04h27

Washington, 10 ago (EFE).- Um juiz americano autorizou, na quinta-feira, a apreensão da Citgo - principal filial da Petróleos de Venezuela (PDVSA) nos Estados Unidos - a favor da mineradora canadense Crystallex, que reivindica US$ 1,4 bilhão para a nacionalização dos seus negócios no país sul-americano.

A decisão tomada pelo juiz federal Leonard P. Stark, de um tribunal em Wilmington (Delaware), é a primeira que autoriza a apreensão da Citgo.

A PDVSA pode recorrer da decisão que autoriza a apreensão de ações como um passo antes da venda. Os detalhes e condições dela ainda não foram divulgadas.

No entanto, a eventual apreensão da Citgo significaria para o governo de Nicolás Maduro a perda de seu principal ativo nos Estados Unidos.

Além disso, segundo apontou o "The Wall Street Journal", a perda da Citgo colocaria em perigo um dos poucos mercados petroleiros que geram lucro para a Venezuela: os EUA.

Através da Citgo Petroleum, a PDVSA tem três refinarias nos estados do Texas, Illinois e Luisiana, assim como uma rede de 10 mil postos de combustível em todo o país.

A Crystallex é a primeira das muitas empresas que concentraram sua atenção na Citgo pelas suas perdas empresariais na Venezuela, que obteve um veredicto favorável da Justiça dos EUA.

A mineradora canadense reivindica US$ 1,4 bilhão pela nacionalização, em 2008, da jazida Las Cristinas, que contém um dos maiores depósitos de ouro do mundo.