Uruguai quer "se abrir para o mundo", diz presidente a investidores nos EUA
Segundo a Presidência uruguaia, Lacalle Pou participou de um café da manhã de trabalho acompanhado pelo ministro de Relações Exteriores do país, Francisco Bustillo, pelo ministro da Economia e Finanças, Azucena Arbeleche, e pelo Embaixador uruguaio nos EUA, Andrés Durán, onde enfatizou, entre outras coisas, o valor da liberdade como princípio orientador das políticas do governo.
Ainda segundo a Presidência, o chefe de Estado declarou que o Uruguai é um "baluarte de estabilidade institucional, política e social" e convidou as pessoas a investirem em seu país por ser "sério e previsível".
O governo de Lacalle Pou já deixou claro em mais de uma ocasião a intenção de fazer acordos comerciais com diferentes nações e até anunciou há alguns dias que, juntamente com a China, realizará um estudo prévio de viabilidade para avaliar a possível assinatura de um Acordo de Livre Comércio (TLC). As tratativas acontecem apesar da posição do Mercosul, que não permite que acordos sejam negociados fora do bloco.
A reunião de negócios em Nova York vem depois que Lacalle Pou participou, no último sábado, da Cúpula da Comunidade dos Estados da América Latina e Caribe (Celac), realizada no México. O presidente uruguaio criticou duramente Cuba, Nicarágua e Venezuela por não terem uma "democracia plena".
Ele até teve uma dura troca com o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, que culminou com o líder uruguaio recitando um verso da canção "Patria y Vida", que se tornou um hino para aqueles que querem mudanças na ilha.
Após a reunião do café da manhã, o presidente uruguaio participou de reuniões com o diretor executivo da B'nai B'rith International, Daniel Mariaschin, e com o enviado especial dos EUA para a mudança climática, John Kerry.
Lacalle Pou está nos EUA para participar da 76ª sessão da Assembleia das Nações Unidas e discursará na próxima quarta-feira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.