IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Biden pede a empresários na Cúpula das Américas que enterrem neoliberalismo

Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante a Cúpula das Américas - Reprodução
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante a Cúpula das Américas Imagem: Reprodução

10/06/2022 14h07Atualizada em 10/06/2022 19h12

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta quinta-feira perante empresários do continente americano que é hora de enterrar o neoliberalismo e adotar políticas que promovam empregos mais bem remunerados.

"Do meu ponto de vista, temos que atualizar nossa receita para o crescimento econômico. Na minha opinião, é hora de enterrar a economia de gotejamento", disse o presidente durante um evento na IX Cúpula das Américas, que acontece em Los Angeles.

O efeito de gotejamento (trickle down) é uma teoria econômica que teve grande protagonismo durante a presidência de Ronald Reagan nos EUA (1981-1989) e que propõe a redução de impostos sobre empresas e classes altas para estimular o investimento.

Em contraponto, Biden defendeu hoje que "qualquer trabalho pode ser feito pagando bons salários e respeitando os direitos dos trabalhadores", para que as famílias tenham maior bem-estar e assim "todos ganham", inclusive os empregadores.

Além disso, afirmou que as receitas neoliberais, que também foram criticadas em sua época pelo ex-presidente Barack Obama (2009-2017), geram "maior desigualdade, menor crescimento, menos concorrência e menos inovação".

O governante americano também reiterou seu apoio à sindicalização dos trabalhadores, já que mais de uma vez se definiu como um "presidente pró-sindicatos".

Da mesma forma, declarou que é favorável a usar organismos financeiros internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para combater as desigualdades na região.

"Por exemplo, temos que tornar mais fácil para os países da América Latina e do Caribe desenvolver a infraestrutura 5G sem ter que escolher entre investir em um futuro digital ou investir em energia renovável", comentou.