Governo abre processo contra Honda por infrações ao consumidor
O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) instaurou processo administrativo contra a empresa Honda Automóveis do Brasil por supostas infrações ao Código de Defesa do Consumidor. O despacho com a notificação está no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (26). A empresa tem dez dias para se defender.
Procurada pelo UOL, a Honda disse que já foi notificada e "reitera que cumpre a legislação vigente e formalizou os devidos esclarecimentos diretamente ao órgão competente”.
Leia também:
- 5 direitos que o consumidor tem mesmo e 5 que ele só pensa que tem
- Trans xingado de mutante ganha ação contra ex-call center do banco VW
- Justiça condena construtora por atraso na entrega de imóvel; veja direitos
Segundo o DPDC, há indícios de que a companhia tenha violado vários trechos da legislação, em especial o artigo 12º, caput e parágrafo 1º, que se referem à responsabilidade do fabricante pela qualidade do produto para a segurança do usuário.
O DPDC, que é um órgão da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, diz no despacho que a Honda teria deixado de comunicar à autoridade competente e aos consumidores "os fatos ocorridos decorrentes da nocividade ou a gravidade da periculosidade de seu produto cujo conhecimento seja posterior à sua colocação no mercado".
Além disso, a montadora também não teria retirado do mercado, imediatamente quando determinado pela autoridade competente, os produtos nocivos ou perigosos. O texto não especifica os veículos nem os modelos que são objeto da investigação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.